CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Frango: descubra o lado negativo do alimento favorito das dietas

O frango tem um lado vilão e nem sempre ajuda a pessoa a ser saudável. Endocrinologista explica os pontos negativos do alimento e dá dicas de como consumi-lo de uma forma melhor para o seu corpo

Luiza Camargo Publicado em 21/10/2015, às 17h34 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
frango - Divulgação
frango - Divulgação

O frango é o "melhor amigo" de quem está de dieta. Para quem não é vegetariano, ele está sempre no cardápio daqueles que desejam emagrecer e ganhar músculos. Isto porque ele tem um alto teor protéico, grande responsável pela construção e manutenção dos músculos do corpo humano. Todavia, há várias teorias de que ele tem muito hormônios e a longo prazo podem fazer mal à saúde.

Em entrevista à CARAS Digital, o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo, revelou o lado vilão do frango; confira!

1)  A crença de que existem muitos hormônios no frango fez o alimento ser visto como vilão por muitas pessoas. Isso é um mito ou uma verdade?
"O importante é saber a procedência do frango consumido e prepará-lo de forma adequada, sem a pele ou uso de óleos ricos em gordura trans (o ideal é dar preferência ao peito, parte menos gordurosa). Já a carne de frango que apresenta altas doses de hormônio pode alterar o metabolismo das mulheres, pois essa sobrecarga acelera o metabolismo. Com isso, a menstruação tem propensão a ficar irregular e fazer com que a mulher perca massa muscular. Alguns indivíduos ainda podem ficar com a pressão alta e problemas cardíacos mais cedo, por causa desse excesso de hormônios".

2) Existe algum cuidado que o cliente pode tomar na hora de comprar o frango?
"A carne de frango deve receber atenção redobrada, pois se deteriora com facilidade.  Num primeiro momento, o ideal é prestar atenção ao estado geral do alimento. As aves estão adequadas para o consumo quando a cor da pele variar do branco ao amarelo, a superfície for brilhante e firme ao tato. Além, é claro, de saber a procedência".

3) Qual a diferença do frango industrializado para o frango fresco? O fresco é mais saudável?
"O frango industrializado, como os nuggets, além de conter altas doses de sódio – o que é extremamente prejudicial à saúde- pode estimular problemas como retenção de líquido, ganho de peso, hipertensão (pressão arterial elevada), câncer gástrico e problemas renais. Ele também é composto por grande quantidade milho e outras substâncias, como conservantes e a pele do frango – parte não saudável da ave".

4) A carne de frango é uma opção mais saudável do que a carne vermelha? De um modo geral, é possível citar alguns benefícios do frango em relação aos outros tipos de carne?
"Tanto a carne bovina como o frango são ricos em proteína, fornecendo minerais como zinco, ferro, potássio, cobre e fósforo, além de doses consideráveis de vitamina B12, típica de alimentos de origem animal, assim como outras vitaminas do complexo B, como B3, B5 e B6. É necessário ter cuidados quanto à quantidade de carne consumida, seja o frango ou a carne de boi, pois são ricos em gordura saturada, responsáveis pelo aumento dos níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo. Há a possibilidade de aumentar também os riscos de problemas de coração. O indicado é que sejam consumidas no máximo 2g por dia deste tipo de gordura, encontradas principalmente na pele do frango e na gordura aparente das carnes vermelhas".