Artista mostrou se importar com a saúde mental
Neste Setembro Amarelo, a sociedade lança alertas e discute a saúde mental.
Cleo aderiu ao movimento e, neste sábado, 8, resolveu publicar em seu Stories no Instagram dados sobre depressão, suicídio e ansiedade.
Em uma primeira foto, mostrou dados sobre suicído, e declarou que 79% das vítimas são homens, e 21% mulheres. Depois, ainda ressaltou que a perspectiva é que, em 2020, a maior causa de afastamento do trabalho será a depressão.
A cantora também informou que a cada 10 suicídos, 40 a 60 tentativas são feitas. 90% dos casos podem ser prevenidos com auxílio psicológico. É importante notar que, mesmo que a pessoa tente suicídio e depois diga que está bem, ela deve ter um tratamento, pois o comum é fingir uma melhora antes de tentar a morte.
A musa enfatizou que o Brasil é o país com maior número de pessoas com ansiedade: quase 10% da população. E países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento são responsáveis pela maior parte dos suicídos: 75% deles.
E no fim, um apelo: "Disque 188". O número é do Centro de Valorização da Vida, instituição que ajuda pessoas com tendências suicidas. O atendimento também pode ser feito online.
Para quem sofre com problemas mentais e não têm condições de pagar tratamento, o SUS os oferece gratuitamente nos CAPS. Outra opção é procurar ajuda em médicos populares a preços acessíveis ou gratuitamente em faculdades de psicologia.