Em entrevista à CARAS Brasil, a psicanalista Fabiana Guntovitch explica como o diagnóstico de Kate Middleton pode ter impactado seu casamento
Publicado em 24/03/2025, às 11h55
O casamento de Kate Middleton (43) e do príncipe William (42) se tornou assunto desde que a princesa de Gales anunciou, em março de 2024, que enfrentava um câncer. Desde então, é comum encontrar rumores sobre uma suposta crise na relação ou até mesmo notícias de que eles estariam mais próximos. Porém, como o diagnóstico da doença pode impactar um relacionamento?
Em entrevista à CARAS Brasil, a psicanalista Fabiana Guntovitch explica que, de acordo com pesquisas, cerca de 20% dos homens abandonam suas mulheres em meio ao diagnóstico de câncer —no Brasil, isso pôde ser visto com a cantora Preta Gil (50), por exemplo. No entanto, no casamento de Kate Middleton e príncipe William, isso não aconteceu.
"Os tabloides apontam que a relação do príncipe William e da princesa Kate Middleton se fortaleceu desde que ela foi diagnosticada com câncer. Que bom que esta doença terrível os aproximou, principalmente, porque nem sempre é assim."
Leia também: Casamento de Kate e príncipe William passou por mudança após período sombrio
Guntovitch diz que o abandono ou o fortalecimento da relação com a descoberta de um câncer pode ser explicado por fatores como a maturidade emocional, qualidade do vínculo prévio, aspectos narcísicos e, até mesmo, a capacidade de o homem lidar com a dor, medo, frustração e a perda.
"[Esses] são elementos-chave para entender por que alguns homens fogem, enquanto outros se fortalecem e se tornam grandes pilares para suas parceiras", diz. "Aqueles que permanecem ao lado de suas esposas podem estar baseados em um amor sólido e em um vínculo construído com valores como lealdade e parceria."
"Esses homens conseguem elaborar a dor de maneira mais saudável e transformar o sofrimento em uma oportunidade de crescimento emocional. Que bom que o marido William parece estar sendo um príncipe, literalmente, nesse momento tão desafiador de sua esposa", completa a especialista.
Kate Middleton se tornou alvo de especulações em janeiro do ano passado, ao ser internada para uma cirurgia abdominal. Meses após o procedimento e permanecendo longe dos holofotes, a princesa de Gales surgiu em um vídeo e contou sobre o diagnóstico de câncer. Apesar de não ter revelado o tipo da doença, ela contou que havia começado o tratamento quimioterápico.
Em setembro de 2024, a família real britânica anunciou o término das sessões de quimioterapia de Kate e, em janeiro deste ano, ela fez um comunicado para falar sobre a remissão da doença. A etapa pode apontar a regressão do câncer ou sua cura, de acordo com o National Cancer Institute.
Leia mais em: Prínicipe William e Kate Middleton adotam nova postura no casamento após 'crise decisiva'
Ver essa foto no Instagram