Oftalmologista revela que se manter em forma e saudável é importante não só para o corpo, mas para os olhos também; confira
Manter uma alimentação saudável não é importante apenas para ter um corpo em forma e magro. Além de inúmeros benefícios para o organismo, a saúde dos olhos agradece.
Segundo a oftalmologista Andrea Lima Barbosa, PHD em Ciências Visuais, um dos principais nutrientes para a saúde dos olhos é a vitamina A. Quando estamos com déficit deste nutriente no corpo, sintomas de cegueira noturna começam a aparecer.
“Portanto, é importante consumir alimentos ricos neste nutriente, como cenoura, abóbora, espinafre e fígado. Certos minerais também estão ligados à saúde dos olhos, como o zinco e o cobre, que ajudam a reduzir o risco de DMRI (degeneração macular relacionada à idade). Os carotenoides luteína e zeaxantina estão diretamente ligados à saúde dos olhos, pois são encontrados na mácula (parte central da retina). Estão na laranja, no mamão, na couve-flor, na ervilha e nos brócolis. Eles formam pigmentos que absorvem o excesso de luz, têm efeito antioxidante e evitam o acúmulo de gordura no interior dos vasos oculares”, explica a médica.
Ter um peso estável, saudável, também é importante para a saúde dos olhos e não é um fator apenas estético.
“Manter um peso saudável ajuda a saúde dos olhos, porque pessoas acima do peso ou obesas têm mais chances de desenvolver diabetes e outras doenças que podem afetar a visão, como retinopatia diabética (vasos sanguíneos anormais que crescem através da retina) e hipertensiva”, conclui a expert.