Médica explica como amenizar as estrias vermelhas e brancas, além de revelar quais são as melhores formas de precaução
As estrias são as inimigas número 1 das mulheres. Ela começam a aparecer na puberdade principalmente na barriga, nas pernas e no culote. Porém, felizmente, há formas de combatê-las e de amenizar as já existentes.
Em entrevista à CARAS DIGITAL, Roseli Cardinali, médica especialista em cirurgia plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, revela as principais dúvidas que existem em relação às estrias: como elas aparecem, como deve ser tratadas e formas de evitá-las; confira a seguir.
Por que as estrias aparecem, o que causa o problema?
O conceito das estrias é o rompimento das fibras elásticas da pele, onde está depositado o colágeno e elastina. A estria pode ser considerada uma lesão benigna da pele, apresentando-se mais comumente como uma depressão na pele, esbranquiçada ou avermelhada.
Qual a diferença entre estrias vermelhas e brancas?
As estrias assim que aparecem são avermelhadas, possivelmente por apresentarem um processo inflamatório. Logo após elas vão amadurecendo e tornando-se esbranquiçadas.
Como cuidar das estrias vermelhas?
Nesta fase elas costumam responder melhor ao tratamento, normalmente são associados, cremes para hidratar, peeling químicos, substâncias de aplicação local e o laser.
Como cuidar das estrias brancas?
Também são utilizados os mesmos recursos, mas a resposta pode ser mais lenta. Nesta fase, o laser e microdermoabrasão são mais utilizados. No momento, a nova ponteira do laser de CO2 com a radiofrequência são as novidades.
Apenas hidratação pode prevenir estrias? por quê?
Não, mas pode ajudar, pois a desidratação ajuda no aparecimento das estrias, principalmente nos casos de crescimento súbito ou gravidez.
Quais outros métodos para prevenir as estrias?
O principal é a prevenção. Todos os aumentos súbitos de peso, de massa muscular, ou do crescimento vão deixar a pele predisposta às estrias. Como a estria é justamente um desequilíbrio da fibra do colágeno, ela depende em muito de uma dieta equilibrada.
Portanto, a manutenção do peso, dieta, exercícios físicos sem exageros, cuidados com determinadas medicações e investigação hormonal são importantes para a prevenção do aparecimento das estrias.
Durante a gravidez, onde é comum as estrias surgirem?
No abdômen e mamas, mas também podem surgir nos culotes e nádegas.
Como impedir o aparecimento durante a gravidez?
Principalmente, controlando o peso, com dieta equilibrada e hidratação.