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Bebê / Anuário

Fotografar crianças: uma tarefa difícil

Fotografar crianças e, principalmente, bebês é um desafi o até para fotógrafos experientes e especializados no tema. Mas, com algumas dicas e truques, o clique perfeito pode se tornar realidade

Redação Publicado em 08/11/2011, às 00h37 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

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Fotografar bebês pode ser considerada uma tarefa de paciência  e criatividade - Shutterstock e Divulgação
Fotografar bebês pode ser considerada uma tarefa de paciência e criatividade - Shutterstock e Divulgação

Com olhinhos fechados ou olhões arregalados, carinhas angelicais, ruguinhas por todas as juntas, por vezes o esboço de um sorrisinho, em outras horas, uma gargalhada gostosa. Enroladinhos, deitados, embrulhados, sentados, dormindo ou fazendo as poses mais inusitadas. Quem nunca passou os olhos por uma foto na qual um bebê gracioso é o foco principal e tentou resistir àquele “ah! que bonitinho”,
para em seguida se perguntar “como isso é possível?”.

Para quem olha, esses bebês parecem ter parado ou dormido daquele jeito, fofinhos e arrumados. Suas poses e reações registradas num clique são tão perfeitas que parecem esculturas de um sonho.

Mas quem conhece os bastidores dessas fotos sabe que um bom clique de bebê exige uma técnica apurada, um pouco de sorte e, acima de tudo, muita paciência. Um longo processo está por trás das câmeras para chegar aos momentos mais graciosos registrados pelos fotógrafos especializados nesse tipo de imagem.

Para se ter uma ideia da dificuldade, basta saber a idade das crianças quando participam de suas primeiras sessões fotográficas. Diversas vezes as imagens são feitas ainda nos primeiros dias de vida do bebê.

A fotógrafa paulista Vivi Guimarães, acostumada a trabalhar com grávidas, bebês e crianças, recomenda que o ensaio com os recém-nascidos seja feito, no máximo, até 20 dias após o parto. “As mulheres costumam contratar a sessão durante a gravidez e me ligam logo que saem da maternidade”, conta.

Com essa idade, algumas mães ainda não estão à vontade para sair com os filhos e levá-los para um estúdio. Em casos assim, há a possibilidade de fazer as fotos em casa mesmo, mas o melhor resultado, sem dúvida, é atingido quando a sessão é realizada em um ambiente com estrutura feita especialmente para receber os pequeninos.

Cada detalhe no estúdio é pensado para atender as necessidades de crianças tão novinhas. Isso é fundamental para a segurança e conforto dos bebês, e tranquilidade das mamães. “A palavra-chave é
equilíbrio. Gosto de dizer que o tripé para uma sessão de fotos de bebês é formado por: conforto, temperatura e ruído”
, explica Danielle Hamilton, fotógrafa brasileira que vive e trabalha na Austrália.

O aquecimento e o som de fundo são usados para acalmar a criança para o momento das fotos. Revela-se, então, o primeiro segredo usado por diversos profissionais para conseguir que os bebês
durmam e fiquem quietinhos até o fim do trabalho. A temperatura do espaço é regulada em torno de 30°C e um som que imita os ruídos ouvidos no útero é reproduzido. Assim, recria-se o ambiente com que os pequenos estiveram acostumados nos meses anteriores. Clima mais que favorável para uma soneca tranquila.

Há particularidades. A fotógrafa Anne Geddes, por exemplo, é fã de Mozart e, por achar suas composições calmantes, realiza as fotos ao som das sinfonias do músico austríaco. Ela tem ainda uma
“sala de mãe”, espaço confortável ao lado do estúdio, onde os pais podem relaxar e conversar. “Uma mãe relaxada geralmente significa um bebê relaxado, então fazemos com que todas se sintam bem-vindas e especiais, como elas são”, conta Anne.

O horário marcado para as fotos é outro ponto determinante. “Eu sempre tento fotografar na parte da manhã, porque encontro os bebês mais estáveis no início do dia”, explica Anne. “Tudo é preparado e ensaiado no dia anterior, pois quando os bebês chegam, tudo precisa girar em torno deles”, acrescenta. Como o bom humor dos pequenos é imprevisível e pode passar num piscar de olhos, quanto mais adiantado estiver o cenário quando eles chegarem, maiores são as chances de conseguir boas imagens.

“Não há nenhum grande segredo para se obter uma boa pose do bebê”, conta a fotógrafa neozelandesa Rachael McKenna, que costuma incluir animais nas suas produções. “Na maioria das imagens que faço, exceto nas que a criança está dormindo, os bebês se posicionam e eu só capto o que eles naturalmente fazem”, afirma. Segundo Rachael, as melhores fotos vêm da paciência de esperar a cena ideal e trabalhar com a criança para criar e capturar as emoções e carinhas que elas demonstram e dão origem às poses adoráveis.

Clicar bebês com animais na mesma cena é, para Rachael, um dos grandes desafios do seu trabalho. “As expressões e as interações que eu capturo quando apresento um bebê para um filhote de cachorro são legais. Muitas vezes, é nos primeiros minutos de contato que as imagens mais adoráveis são criadas”, diz. Nem sempre seguir esse passo a passo é garantia de um ensaio tranquilo, fácil e sem “chororôs”. Às 9h, a fotógrafa Vivi Guimarães já está com seu estúdio pronto para receber Nicolas Fuhrhausser para uma sessão de fotos. Tudo preparado conforme ela aprendeu com suas
mestres, as americanas Kelley Ryden e Tracy Raver. Vivi fez com a dupla, nos Estados Unidos, um curso de fotografia de recém-nascidos.

Acompanhado da mãe, Ana Luiza Garavelo Fuhrhausser, o bebê está calmo e tranquilo. Mas basta tirar a roupa do pequeno e colocá-lo no set para o humor mudar. Nicolas, prestes a completar dez meses, teria que interagir e destruir um bolo que foi colocado em cena com ele.

Esse estilo é conhecido como “Smash The Cake” (destrua o bolo). Os cliques são feitos enquanto a criança vai “descobrindo” o bolo, se melecando e reagindo à bagunça. Fora do Brasil, essas fotos são muito usadas para decorar as festinhas e lembrancinhas de um ano da criança.

Nicolas não se interessa muito pela brincadeira, não gosta do chantilly da cobertura e não se sente à vontade diante da câmera. É hora de apelar para as gracinhas da mãe, colocar em cena um brinquedo
familiar, fazer uma sujeira “forçada” no menino e dar a bolacha preferida na tentativa de fazê-lo, ao menos, liberar alguns risinhos e caretas.

Mas nem todo esse processo explica algumas imagens impressionantes e que parecem impossíveis de serem feitas espontaneamente. E um dos maiores truques, e que sempre  ca escondido atrás
das câmeras, é o computador. Nem tudo o que se vê na imagem final é exatamente como aconteceu. Há montagens nesse tipo de trabalho. “Algo que me preocupa bastante é que muitas das poses são, na verdade, o que chamamos de ‘composite’, ou seja, imagens manipuladas em Photoshop”, conta Danielle. “E muitos fotógrafos amadores tentam reproduzir essas poses sem saber disso”, diz.

Então, é importante as mães nunca esquecerem que se uma pose não parece natural, provavelmente ela não é real. E, principalmente, uma foto só é bela se o seu filho estiver feliz. Porque mais que
uma imagem, o que se busca é capturar uma emoção, o momento sublime de alegria que o bebê representa.

10 dicas para fotografar seu bebê

Fotografar um bebê já é um desafio, imagine se com ele estiver em cena um filhote de cachorro ou gato. Rachael McKenna ficou conhecida internacionalmente por unir esses elementos em suas imagens.
a seguir, a fotógrafa neozelandesa ensina alguns de seus truques.

1 Seja paciente

2 Nunca force a criança a fazer algum movimento, ou determinada posição

3 Tente manter as fotos simples e naturais, “as melhores imagens são criadas quando o bebê é o ponto focal”

4 Interaja com o seu filho e tente capturar uma expressão

5 Escolha um horário que você sabe que é um bom momento para o bebê. Se não funcionar, tente outro dia

6 Torne o momento divertido. Quando se trabalha com crianças, um adereço bacana e que não é muito dominante na imagem, são bolhas de sabão

7 Se for vestir a criança, prefira tons suaves. Evite cores como vermelho, amarelo e laranja. Isso ajuda a manter o bebê como principal ponto focal da imagem

8 Se fotografar em uma área externa, tente trabalhar em condições de luz suave, evite o sol forte direto, isso cria sombras. Pode-se trabalhar na sombra de uma árvore ou de um edifício, mas regule a câmera de modo que consiga obter uma abundância de detalhes no rosto da criança

9 Se quiser criar um efeito de estúdio dentro do ambiente doméstico, você pode usar uma folha, um pedaço de tecido ou uma toalha de mesa como pano de fundo para pendurar atrás da criança

10 Evite usar o flash. Isso achata a imagem e, potencialmente, cria o efeito dos olhos vermelhos. Tente montar o cenário em uma área que tenha luz natural suave, normalmente isso acontece ao lado de uma janela ou em uma marquise