CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Saiba como montar o enxoval do bebê

Juliana Cazarine Publicado em 08/04/2013, às 11h01 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O enxoval do bebê precisa ser trocado a cada três meses. Por isso, não exagere nas primeiras compras. Confira a lista de itens necessários - Shutterstock
O enxoval do bebê precisa ser trocado a cada três meses. Por isso, não exagere nas primeiras compras. Confira a lista de itens necessários - Shutterstock

Montar o enxoval do bebê é um desafio, principalmente para mamães de primeira viagem. “No que diz respeito às roupinhas, a maior dificuldade da mãe é descobrir a quantidade de peças necessárias”, diz Adriane Kuchkarian, proprietária de uma loja especializada em artigos infantis. O mais importante a saber é que “o bebê perde roupa muito rápido e o enxoval precisa ser trocado a cada três meses. Portanto, sem exageros”, aconselha. O primeiro enxoval do bebê precisa ter, em média, 80 peças de vestuário (confira lista abaixo).

Como lavar o enxoval do bebê: dúvidas frequentes e dicas essenciais

Três fatores influenciam a escolha dos itens do enxoval: “conforto, segurança e beleza”, afirma Paula Blanco, proprietária da Nana Blanco. “O ideal é evitar usar peças com botões e zíperes, por exemplo”, avalia. Elementos muito pequenos na roupa ou até mesmo no lençol podem se desprender e ir parar na boca do bebê ou machucá-lo.

As estações do ano também ajudam a determinar o tipo e a quantidade de peças. “No inverno, por exemplo, os pais vão comprar mais gorrinhos”, lembra Adriane. O design, os modelos e os tecidos também mudam a cada temporada, apesar de os bebês recém-nascidos usarem roupas de manga longa e macacões independentemente da estação do ano.

O body talvez seja o item mais importante do enxoval. “Ele vai por baixo de qualquer roupinha”, diz Adriane. A composição do tecido de macacões, vestidinhos e casaquinhos de lã, por exemplo, pode ser agressiva à pele da criança. “O body 100% algodão ajuda a evitar o contato direto com a pele e, consequentemente, possíveis alergias”, afirma Adriane Kuchkarian.

- 12 body de manga longa (6 tamanho RN - recém-nascido - e 6 tamanho P) 
- 8 body de manga curta (4 tamanho RN - recém-nascido - e 4 tamanho P)
- 12 Calças/culotes com elástico na cintura e com pé (6 tamanho RN - recém-nascido - e 6 tamanho P) 
- 4 calças de moletom, legging ou jeans tamanho P
- 4 camisetas de manga longa tamanho P
- 12 macacões ou conjuntos de manga longa (6 tamanho RN - recém-nascido - e 6 tamanho P)
- 6 macacões básicos de tecido encorpado para dormir (3 tamanho RN - recém-nascido - e 3 tamanho P)
- 8 casaquinhos de lã ou moletom grosso (4 tamanho RN - recém-nascido - e 4 tamanho P)
- 1 jaqueta com capuz tamanho P
- 6 pares de meia
- 2 toucas
- 2 pares de luva sem divisão de dedos

Os tecidos das roupinhas devem ser mais leves ou pesados de acordo com as estações do ano. E todo o enxoval precisa ser lavado antes de o bebê vestir. Tudo precisa estar pronto cerca de um mês antes da data marcada para o nascimento.