Nesta época do ano, gravidas precisam cuidar da alimentação para terem uma gestação saudável
Dezembro finalmente chegou e as celebrações de fim de ano também! Festas de Natal, Réveillon, confraternização da empresa... todos esses encontros incríveis sempre têm muita comida e bebida. Para as grávidas, esse momento é complicado, porque elas não podem engordar muito para não afetar a saúde do bebê, além de ganhar peso pode gerar incomodo para essas futuras mamães.
Manter uma alimentação saudável nessa época é uma missão quase impossível, mas de acordo com a nutricionista Vanessa Gama, da clínica Benesse (RJ) é possível aproveitas as comemorações sem deixar de lado a dieta.
“As grávidas devem investir no consumo das frutas e as oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes) que também compõe a ceia e ajudam a dar saciedade. Evitar as frituras, ao invés da rabanada frita a melhor opção é a assada. Prefira o peru ao pernil que é menos calórico. Troque o arroz comum pelo integral. A melhor opção para a sobremesa são as frutas”.
A personal gestante Roberta Gabriel, da Academia da Gestante, ensina que para manter o foco na atividade física, mesmo durante esse período, o ideal é optar por exercícios que queimem mais calorias.
“Antes de ir para a ceia faça uma longa caminhada. Opções como natação e hidroginástica também podem ajudar a queimar as calorias que vão chegar. No dia seguinte, se sentir muito cansada você pode optar por um alongamento ou exercícios na bola de pilates”.
Se a gestante se sentir muito inchada após a "comilança" de fim de ano, a esteticista Tatiana Galhanone, da Clínica Benesse, sugere a drenagem linfática como opção para retenção de líquidos.
“Uma massagem que elimina o inchaço, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. Ela consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas. As drenagens feitas por profissionais especializados são as mais eficientes, mas você também pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefícios”, explica.