Depois de anos e anos de namoro, finalmente esses casais puderam realizar a união
Em junho, nos EUA, comemora-se o Pride Month, ou Mês do Orgulho. Nesta época, os assuntos LGBT ganham espaço, e pautas de direitos são disutidas.
Neste clima, em 2015 foi aprovado o casamento homoafetivo em todos os Estados Unidos, no dia 26 de junho. Antes, a união era permitida apenas em alguns lugares.
Três anos depois, os impactos mostraram-se positivos. As taxas de tentativa de suicídio entre jovens LGBT de 14 a 18 anos, por exemplo, caíram 15%. O uso de drogas e narcóticos por adultos também caiu.
Depois da legalização, o número de casamentos LGBT teve um pico, e em 2017 se estabilizou como 0,3% das uniões realizadas. Algumas dessas cerimônias vieram de famosos.
Relembre as uniões LGBT de celebridades:
1- Neil Patrick Harris e David Burtka
Noivos desde 2006, anunciaram isso ao público em 2011, quando o estado de Nova York legalizou a união de casais LGBT. O casamento aconteceu em 2015, e hoje os dois vivem juntos e têm um casal de filhos gêmeos, Harper e Gideon, de 7 anos.
2- Ricky Martin e Jwan Yosef
O casal se conheceu no Instagram. Jwan é artista, e Ricky se interessou pela sua arte. Encontraram-se em Londres em 2017, e se apaixonaram no mesmo dia. Um ano depois, no começo de 2018, houve o casamento. O cantor é pai dos gêmeos Valentino e Matteo, de 9 anos, e já disse que gostaria que os filhos fossem gays apenas para sentir a liberdade que isso garante.
3- Lily Tomlin e Jane Wagner
A estrela de Grace and Frankie decidiu celebrar o seu amor e casar em 2013, após 42 anos de união! Ela disse nunca ter tido um momento em que assumiu a sua sexualidade, pois ganhou fama nos anos 1970, e ninguém falava sobre casais lésbicos. "Eu fui capa da Times e notícia na Newsweek. Uma das revistas disse que eu morava sozinha, e a outra que eu apenas vivia com Jane", desabafou em 2006. As atrizes sempre fizeram questões de se posicionar a favor de direitos LGBT.
4- RuPaul e Georges LeBar
Depois de 23 anos de namoro, casaram-se em janeiro de 2017. RuPaul é a dragqueen de maior renome, e estrela no reality show RuPaul's Drag Race.
5- Matt Bomer e Simon Halls
O casal começou a namorar em 2008. Casaram três anos depois. Quando Matt Bomer saiu do armário, em 2012, já era casado e pai de Kit, de 13 anos, e dos gêmeos Walker e Henry, de 10 anos. A família sempre mostrou apoiar um ao outro, e já receberam prêmios pela ajuda a jovens LGBT e em situação de risco.
6- George Takei e Brad Altman
Foi o primeiro casal LGBT de Hollywood a casar, em 2008. O astro de Star Trek já ganhou diversos prêmios pelas lutas LGBT e pela ponte que faz entre o Japão e os EUA. Juntos há 31 anos, já passaram por muita coisa. Altman ajudou a cuidar da sogra doente até o falecimento, e ambos lutam contra discursos homofóbicos de outros famosos. Constantemente são vistos abraçados e de mãos dadas no tapete vermelho.
7- Jesse Tyler Ferguson e Justin Mikita
Jesse ficou famoso ao interpretar Mitchell, também gay, no programa Modern Family. A sitcom bateu recordes de audiência nos EUA, e chegou a ter o minuto de comercial mais caro da história da televisão. O ator contou que teve dificuldades de aceitação por parte de seu pai, e teve que dizer-se gay em três ocasiões: aos 17, aos 19 e aos 21 anos. O casal casou-se oficialmente em 2013.
8- Ellen Degeneres e Portia de Rossi
Uma das apresentadoras mais famosas dos EUA, Degeneres assumiu-se lésbica em 1997, enquanto sua personagem na série Ellen também. Então, a sitcom começou a explorar assuntos relacionados ao tema. Em 2008, oficializou a união com de Rossi.
9- Elton John e David Furnish
Em 1988, Elton John anunciou ser homossexual. Namorando desde 1993, em 2005, anunciou união estável com David, e casou-se oficialmente com ele em 2014, assim que o casamento gay foi permitido no Reino Unido. Têm dois filhos: Elijah e Zachary.