Durante escavações em Demre (antiga Mira), na Turquia, pesquisadores podem ter encontrado o sarcófago de São Nicolau, que inspirou o Papai Noel
Publicado em 18/12/2024, às 09h19
Durante escavações em Demre (antiga Mira), na Turquia, pesquisadores podem ter encontrado o sarcófago de São Nicolau, figura central do cristianismo primitivo. A descoberta foi feita na igreja dedicada ao santo, que inspirou o mito do Papai Noel. Agora, Ebru Fatma Findik, professora da Universidade Mustafa Kemal de Hatay e líder das escavações, afirmou que a descoberta pode fornecer uma pista importante sobre o período exato a que o sarcófago pertence.
Segundo ela, o objetivo é encontrar alguma inscrição no sarcófago que ajude a esclarecer o conteúdo do sepultamento e a determinar o período exato em que ele foi enterrado.
De acordo com informações do canal History, a desoberta aconteceu em um anexo de dois andares da igreja, onde trabalhos arqueológicos foram iniciados em 1989. A estrutura, com cerca de dois metros de comprimento, continua parcialmente enterrada a uma profundidade entre 1,5 e 2 metros. Seu design, com tampa elevada e telhado inclinado, é típico dos sarcófagos da região.
São Nicolau (280-350), bispo cristão primitivo de origem grega e natural de Mira, ficou conhecido por sua piedade e gentileza. Segundo a tradição, ele doou toda a herança que recebeu e dedicou sua vida a ajudar os pobres e doentes. Com isso, se tornou a inspiração para a figura do Papai Noel.
Após sua morte, o imperador bizantino Teodósio II mandou construir a Igreja de São Nicolau no local onde ele atuou como bispo, para onde seu corpo foi transferido. Contudo, no século XI, suas relíquias teriam sido supostamente levadas para a Basílica de São Nicolau, em Bari, na Itália.
Archaeologists in Türkiye believe they have discovered the tomb of Saint Nicholas, famously known as Santa Claus 🇹🇷 pic.twitter.com/T1Wx40gp7P
— Daily Turkic (@DailyTurkic) December 6, 2024
Leia também: João Silva se veste de Papai Noel e faz visita para crianças na AACD