Primeiro papa a renunciar em 600 anos, Papa Bento XVI faleceu aos 95 anos no Vaticano
O Papa Emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31, no Vaticano após uma piora repentina de seu estado de saúde. A triste informação sobre o falecimento do religioso foi dada no Twitter que dá notícias sobre o Vaticano.
"É com pesar que informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano. Mais informações serão fornecidas o mais breve possível", avisaram a partida dele nesta manhã.
Nos últimos anos a saúde de Bento XVI vinha piorando. Inclusive, um dia antes da morte, o Vaticano já havia informado que ele não estava bem, estando em uma condição grave, mas estável, sendo monitorado a todo momento por médicos.
Em quase 600 anos, Joseph Ratzinger foi o primeiro papa a renunciar. A decisão de deixar o cargo, em fevereiro de 2013, veio por conta de seus problemas de saúde. Na época, ele tinha 85 anos e alegou estar fraco fisicamente e mentalmente.
“No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado", falou Papa Bento XVI.
Aos 90 anos, quando já estava aposentado, ele deu uma declaração em seu aniversário. “Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho".
Morre #BentoXVI
— Vatican News (@vaticannews_pt) December 31, 2022
Comunicado da @HolySeePress
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9,34, no Mosteiro Mater
Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”
“Gostaria de pedir a todos uma oração especial pelo Papa Emérito Bento, que, no silêncio, está sustentando a Igreja. Lembremo-nos dele. Ele está muito doente, pedindo ao Senhor que o console e sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim”, disse ele.