CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Morre a escritora Lya Luft, autora de 'Perdas e Ganhos', aos 83 anos em Porto Alegre

Escritora Lya Luft, uma das maiores romancistas do país, morreu aos 83 anos de idade após lutar contra um câncer melanoma

CARAS Digital Publicado em 30/12/2021, às 13h34 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escitora gaúcha Lya Luft morre aos 83 anos - Katherine Coutinho/G1
Escitora gaúcha Lya Luft morre aos 83 anos - Katherine Coutinho/G1

Luto! A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira, 30.

A autora gaúcha tinha 86 anos e morreu após luta de sete meses contra um melanoma, câncer de pele descoberto já com metástase.

De acordo com a família, ela estava internada, mas pediu para retornar para casa antes do Natal. Segundo a filha, em informações ao portal G1, Lya faleceu enquanto dormia.

Lya publicou mais de 31 títulos ao longo de sua vida e é autora de obras como As Parceiras,Perdas e Ganhos, Pensar é Transgredir e O Tigre na Sombra, premiado pela Academia Brasileira de Letras na categoria Ficção, Romance, Teatro e Conto em 2013. 

Famosos lamentam morte da escritora Lya Luft

Luciana Huck (50) deixou uma homenagem para Lya nas redes sociais. "Lya Luft deixa um legado de reflexão, sabedoria e elegância. Seus textos iluminaram a vida de muita gente e pautaram debates públicos inspiradores. Meu carinho aos amigos e aos parentes desta dama das letras do Brasil", disse ele.

Luciano Huck homenageia escritora Lya Luft

O Memorial da América Latina também prestou homenagem à gaúcha, vítima de um câncer: "O Memorial da América Latina lamenta a morte da escritora gaúcha Lya Luft, que partiu nesta quinta (30), aos 83 anos, vítima de um câncer. Lya foi uma grande escritora e tradutora. Era mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora e colunista de jornais e revistas brasileiros. É de sua autoria títulos como "Perdas e Ganhos", "O Tempo é um rio que corre", "A riqueza do mundo", dentre muitos outros. Lya trabalhou gêneros diversos, como poesia, infantil, crônica, romance e autoajuda. O Memorial presta solidariedade aos amigos, família e a todos os fãs desta grande escritora".

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, desejou força para a família de Lya. "O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos", escreveu no Twitter.

A atriz Patrícia Vilela ressaltou o orgulho de ter nascido na terra de Luft: "Toda vez que alguém me perguntava em qual cidade do Rio Grande eu nasci, respondia: 'Em Santa Cruz do Sul, terra da Lya Luft'", lamentou.