Escritora Lya Luft, uma das maiores romancistas do país, morreu aos 83 anos de idade após lutar contra um câncer melanoma
Luto! A escritora Lya Luft faleceu na madrugada desta quinta-feira, 30.
A autora gaúcha tinha 86 anos e morreu após luta de sete meses contra um melanoma, câncer de pele descoberto já com metástase.
De acordo com a família, ela estava internada, mas pediu para retornar para casa antes do Natal. Segundo a filha, em informações ao portal G1, Lya faleceu enquanto dormia.
Lya publicou mais de 31 títulos ao longo de sua vida e é autora de obras como As Parceiras,Perdas e Ganhos, Pensar é Transgredir e O Tigre na Sombra, premiado pela Academia Brasileira de Letras na categoria Ficção, Romance, Teatro e Conto em 2013.
Luciana Huck (50) deixou uma homenagem para Lya nas redes sociais. "Lya Luft deixa um legado de reflexão, sabedoria e elegância. Seus textos iluminaram a vida de muita gente e pautaram debates públicos inspiradores. Meu carinho aos amigos e aos parentes desta dama das letras do Brasil", disse ele.
O Memorial da América Latina também prestou homenagem à gaúcha, vítima de um câncer: "O Memorial da América Latina lamenta a morte da escritora gaúcha Lya Luft, que partiu nesta quinta (30), aos 83 anos, vítima de um câncer. Lya foi uma grande escritora e tradutora. Era mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora e colunista de jornais e revistas brasileiros. É de sua autoria títulos como "Perdas e Ganhos", "O Tempo é um rio que corre", "A riqueza do mundo", dentre muitos outros. Lya trabalhou gêneros diversos, como poesia, infantil, crônica, romance e autoajuda. O Memorial presta solidariedade aos amigos, família e a todos os fãs desta grande escritora".
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, desejou força para a família de Lya. "O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos", escreveu no Twitter.
O RS perde um dos seus maiores nomes da literatura. Lya Luft nos deixa aos 83 anos e abre uma lacuna difícil de ser preenchida. Que Deus conforte a família e os amigos.
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) December 30, 2021
A atriz Patrícia Vilela ressaltou o orgulho de ter nascido na terra de Luft: "Toda vez que alguém me perguntava em qual cidade do Rio Grande eu nasci, respondia: 'Em Santa Cruz do Sul, terra da Lya Luft'", lamentou.