CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Saúde

Internado com pneumonia, Papa Francisco apresenta leve melhora

Internado desde semana passada para tratar uma pneumonia bilateral, o Papa Francisco apresentou uma leve melhora em seu estado de saúde

Giovanna Prisco
por Giovanna Prisco
gprisco_colab@perfilbr.com.br

Publicado em 20/02/2025, às 16h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Papa Francisco - Foto: Getty Images
Papa Francisco - Foto: Getty Images

Nesta quinta-feira, 20, o Vaticano emitiu um novo boletim médico sobre o Papa Francisco, que está internado desde semana passada com pneumonia bilateral.

De acordo com o comunicado, o religioso apresentou uma leve melhora em seu estado de saúde e também não apresenta febre.

"As condições clínicas do Santo Padre melhoraram ligeiramente. Ele está afebril e os parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. Esta manhã recebeu a Eucaristia e posteriormente dedicou-se às atividades laborais", disse o texto.

Além disso, o gabinete de imprensa da Santa Sé afirmou que o papa de 88 anos passou bem a noite. "A noite foi tranquila, o papa se levantou e tomou café da manhã em uma poltrona".

Saiba mais sobre o diagnóstico do Papa

Internado desde sexta-feira, 14, em Roma, na Itália, o Papa Francisco (88) segue sob cuidados médicos. Inicialmente, ele foi diagnosticado com uma bronquite, depois, infecção polimicrobiana das vias respiratórias. O pontífice apresentou uma "leve melhora" em seu estado de saúde, que é estável, informou o Vaticano, no boletim médico divulgado na tarde de quarta-feira, 19. Em entrevista à CARAS Brasil, a pneumologista Maria Cecília Maioranoexplica doença que afetou o religioso. “Particularmente preocupante”, ressalta.

De acordo com a médica, uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias significa que mais de um agente infeccioso foi encontrado na secreção colhida do trato respiratório. “Porém, isso não quer dizer que todos as bactérias encontradas estejam diretamente envolvidas com a infecção. Podem ser somente contaminantes ou colonizantes”, informa Maria Cecília, acrescentando que a idade avançada do Papa acaba influenciando no quadro, o tornando mais grave. “Levando em consideração que nessa fase da vida o sistema imunológico já está muito comprometido”, emenda.

Anteriormente, o pontífice foi diagnosticado com bronquite. Segundo os boletins médicos divulgados pelo Vaticano, ele apresentava febre baixa no início da internação, mas ela diminuiu ao longo dos dias. O Vaticano ainda afirmou que ele permanecerá no hospital Gemelli pelo tempo necessário, mas não especificou um prazo para saída.

“A bronquite é uma inflamação dos brônquios que dificulta a respiração. Ela pode ser somente inflamatória, como acontece em pessoas asmáticas, mas também pode ser resultante de uma infecção das vias aéreas por diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias ou ambos. Apesar do tratamento com antibióticos e corticóide, seu quadro evoluiu para uma pneumonia bilateral, ou seja, uma infecção que afeta ambos os pulmões. Essa condição é particularmente preocupante em idosos e pessoas com histórico de problemas respiratórios, como é o caso do Papa, que teve parte de um pulmão removido na juventude”, finaliza a pneumologista Maria Cecília.

Leia também: Papa Francisco está com medo sobre sua saúde e faz pedido aos assessores