Em entrevista à CARAS Brasil, Cris Leite reflete sobre diversidade etária no mundo da moda e fala sobre inspirar mulheres maduras com seu trabalho
Publicado em 10/01/2025, às 11h30
Cris Leite (51) passou por uma mudança total aos 48 anos, quando, depois de um grave acidente que fraturou seu crânio em 11 partes, a então dentista decidiu retomar um antigo sonho e conquistar as passarelas. Em entrevista à CARAS Brasil, a modelo que se tornou uma voz pela representatividade 50+ relembra o acidente grave e revela mudança: "Celebro a vida em todos os momentos", compartilha.
A vida de Cris mudou após um passeio ao shopping que acabou no hospital: na época, a modelo ainda atuava como dentista e havia algumas horas da rotina agitada para encontrar com uma amiga, mas sofreu uma queda que resultou em uma fratura de 11 partes.
Após o acidente que a deixou em recuperação por um ano, Cris transformou sua relação com a vida. “Não preciso de data especial. Depois da queda, celebro a vida em todos os momentos. É uma benção e uma dádiva viver, não é mesmo?”, compartilhou.
Ligada à natureza, ela encontra paz em ambientes abertos e sua casa é um refúgio repleto de muito verde. Para Cris, essa conexão fortalece sua intuição e equilíbrio: "Sou super ligada à natureza! Adoro plantar, cuidar dos animais e das plantas. Estar próxima à natureza me traz tranquilidade, me conecta com meu eu divino, minha intuição", afirma.
Cris observa que a moda brasileira ainda trata a diversidade etária de forma tímida. Apesar dos avanços, ela destaca que campanhas de beleza para o público 50+ muitas vezes utilizam modelos de 20 anos, gerando desconexão com a realidade dos consumidores. Para Cris, que enxergou essa lacuna no mercado, a representatividade autêntica é fundamental: "O público consumidor 50+ deseja representatividade! As agências e as marcas que perceberem isso mais rapidamente vão ganhar muito, muito mais destaque", diz.
Ela acredita que a mudança está acontecendo gradualmente, impulsionada pela força do mercado consumidor dessa faixa etária. "A expectativa de vida do brasileiro aumentou, o mercado consumidor 50+ corresponde a uma boa parcela do PIB Mundial e a necessidade em ter modelos 50+ que o represente é, na verdade, um caminho sem volta", pontua Cris ao destacar a faixa etária como responsável por movimentar R$ 2 trilhões por ano no Brasil.
Um dos momentos mais marcantes da carreira recente de Cris foi o Manifesto Nós Não Somos Invisíveis, que ganhou repercussão nacional e internacional. Com direção criativa de Paulo Visani e fotografia de Maurício Nahas, o projeto reuniu modelos maduras para chamar a atenção do mercado. "A resposta ao manifesto foi espetacular! Ficamos 20 dias consecutivos no topo das mídias no Brasil e em Portugal. O que mais falta para o mercado brasileiro enxergar isso? Quando vão acordar?".
O trabalho de Cris já ultrapassa as barreiras nacionais. Ela revelou que está em negociação para projetos na Espanha e no México, dando passos importantes para expandir sua carreira internacionalmente. Apesar das oportunidades fora do Brasil, ela continua focada em sua missão de inclusão etária no mercado:
"Todo o tempo recebo feedback das pessoas através das redes sociais, na rua, no supermercado, na praia. As pessoas me agradecem e me incentivam pelo meu trabalho de inclusão da diversidade etária na moda e publicidade, por expor a beleza dos cabelos brancos, por mostrar a capacidade que qualquer pessoa pode ter em mudar de carreira e por divulgar a beleza natural que uma mulher de 50 anos tem".
Com um legado que inspira mulheres de todas as idades, Cris destaca que o reconhecimento e protagonismo na moda 50+ é fruto de muita luta e, hoje, representar tantas é uma responsabilidade. "Isso requer de mim extrema responsabilidade, pois estou dentro do coração de tantas pessoas e sou como uma válvula motivadora para que elas busquem seus objetivos", conclui.
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