Habilidoso na arte do Jiu-jítsu, ele faz da luta lição de vida com mestre Octávio
Apaixonado por esportes desde a infância, Luciano Szafir (42), que pratica jiu-jítsu há 33 anos, prestigiou o encontro anual da Academia Octávio de Almeida, no São Paulo Futebol Clube, na capital paulista, que reúne lutadores de várias gerações. “Comecei em 1978, com o mestre Octávio. Ele era mais que um professor, era um grande educador. Os treinamentos ajudaram a formar o meu caráter e aqui tenho uma verdadeira família”, destaca ele, citando Octávio de Almeida (1917-1983), primeiro a trazer a modalidade para São Paulo, em 1950, e responsável também por introduzir o jiu-jítsu na vida de crianças.
Demonstrando suas habilidades com o atual mestre, Octávio de Almeida Junior (58), o ator relembra o início do treinamento. “A turma era avaliada todos os dias. Precisávamos cortar as unhas com frequência para não machucar o adversário e mostrar o boletim a cada bimestre: com nota baixa, ninguém treinava”, lembra ele. “Foi uma época importante para mim”, diz. “Meu pai sempre soube como lidar com crianças. Ele falava do jiu-jítsu como uma filosofia de vida”, ressalta Octávio, ao lado do filho Frederico de Almeida (22).
O gosto pelo esporte parece ter encantado também a herdeira, Sasha (12), da união com Xuxa (48). “Um dos meus maiores prazeres é ver minha filha envolvida com isso. Pratiquei esportes a vida toda e Xuxa também. Sasha já fez ginástica olímpica, balé e agora está indo muito bem no vôlei”, vibra, orgulhoso da filha, que disputará a Copa Brasil, categoria mirim, em Três Rios, interior do RJ, ainda este mês. “Estou feliz por ela seguir um caminho tão importante”, avalia ele.
A disciplina e dedicação que Luciano emprega no esporte se repete na hora de atuar. No ar com a novela Rebelde, da Record, ele assegura que cada trabalho é sinônimo de novo aprendizado e não poupa elogios à trama. “É uma experiência maravilhosa. Sinto a recepção das pessoas nas ruas, algo que, até então, não havia experimentado com o público infantil”, destaca.