Variedades de cores e sabores no pôr do sol da África do Sul
Famosos da Embaixada de CARAS brindam com vinhos e queijos espetáculo nos campos de Bushveld e enaltecem beleza local
Redação Publicado em 13/07/2010, às 12h27 - Atualizado em 09/08/2012, às 15h22
Quando o sol se põe na África do Sul é possível observar uma paleta de cores se formar no horizonte. A cena, digna de um cartão-postal, inspirou convidados da Embaixada de CARAS, em MalaMala Game Reserve, a realizar uma tarde de queijos e vinhos para contemplar o momento. Em off-roads 4X4, os atores Luciano Szafir (41), Betty Lago (55), Camila Rodrigues (26), com o pai, Álvaro (52), a miss Brasil 2010, Débora Lyra (20), o promoter David Brazil (40) e a diretora de arte Pamela Hudges (28) foram levados pelos guias Shaun Walton (24), Brett Ervine (24), Gordon Fordyce (24), Chris Hall (26) e Dean Wraith (24) para uma região chamada Windmill Area. O nome foi dado ao local após a instalação, em 1940, de um moinho de vento usado para captar água potável pelos nativos. "O cenário tem vegetação aberta, com árvores esparsas e arbustos isolados. É uma paisagem homogênea e plana, ideal para termos toda a vista do entardecer", observou Szafir, que, logo ao chegar, já posicionou sua câmera profissional 7D em um tripé. "Viajei muito pelo mundo. Fui para o Taiti, um lugar paradisíaco. Mas pôr do sol como o da África do Sul, confesso que nunca vi igual. As nuances vão do amarelo ao laranja, passam pelo rosa e o lilás até chegar no breu total, pontilhado pelas estrelas. É poesia pura, um instante que realmente seduz e hipnotiza. Quero fazer milhões de imagens para guardar nos meus registros", empolgou-se ele. Luciano contou ainda que sua paixão pela fotografia tem se tornado, recentemente, um dos seus hobbies preferidos. E confessou que, em breve, pretende se aperfeiçoar na técnica. "Ainda estou bastante longe de ser um bom fotógrafo de verdade. De 1000 que tiro, apenas 50 ficam boas. Quando voltar para São Paulo quero aproveitar para fazer um curso e comprar uma lente melhor para mim", disse.
Na mesa, montada nos campos de bushveld - vegetação subtropical típica do país -, uma cesta com as frutas da estação e cinco tipos de queijos, cheddar, gouda, brie, roquefort e mussarela, acompanhavam as opções de vinho. "É muito difícil conseguir se controlar com tantas delícias como essas à disposição. Mas no dia 23 de agosto tenho que estar em forma, não posso me exceder", lembrou Débora, citando a data em que disputa o concurso de Miss Universo em Las Vegas, Estados Unidos.
Quando o sol começou a se esconder atrás do horizonte, a descontração dos vips deu lugar a um profundo silêncio para observar a chegada da noite. Eles aplaudiram de pé o espetáculo. "É uma obra de arte. Desde criança, fico encantada com esse dégradé, um flamejar de tonalidades. Talvez porque momentos como esses nos fazem confirmar que Deus criou o mundo em sua devida perfeição mesmo. Foi muito romântico assistir à cena aqui, no meio da selva, em contato direto com a natureza. Para ficar perfeito mesmo, só faltava ter um namorado ao meu lado (risos)", divertiu-se a miss, que está solteira há quatro meses, após viver uma relação de três anos. "Mas estou bastante tranquila sozinha. Por enquanto, não quero me envolver em outro relacionamento. Meu foco está voltado para a agenda profissional e os preparativos para o Miss Universo. Quero trazer o título para o Brasil, que não ganha o concurso há 42 anos. Estou otimista, confiante. Mas preparada também para a derrota, sei que a disputa é acirrada", comentou ela.
Pela primeira vez no continente africano, Camila mostrou-se emocionada em poder compartilhar a experiência na companhia do pai. E enalteceu que há muito tempo não sentia tamanha paz de espírito. "Não tenho dúvidas de que este é um lugar realmente especial. Durante toda a minha vida, sempre escolhi visitar grandes metrópoles, cidades movimentadas e urbanas. Por gostar tanto de destinos assim, acabei me esquecendo do quanto é bom estar em um ambiente tão sossegado, ligado à natureza, e ao mesmo tempo energizante. Estamos respirando um profundo ar puro", elogiou a atriz. "É curioso perceber também que quando estamos completamente relaxados, perdemos a noção de tempo. Aqui, esqueço se hoje é quarta-feira ou se amanhã é mesmo quinta. Afinal, isso não importa. Nós estamos vivendo todos os dias intensamente e babando com cada descoberta", acrescentou Camila.
Antes de voltar ao Rattray´s, Betty Lago sugeriu ainda que a tarde de aventuras se estendesse em um safári noturno. A atriz queria ver famílias de leões, guepardos e leopardos. E, segundo os rangers, o horário é o ideal para encontrar os felinos. "Pela manhã, eles passam a maior parte do tempo dormindo e ficam escondidos na vegetação. À noite, é mais fácil de vê-los, porque se preparam para caçar", comentou Shaun Walton. "Já disse que, enquanto estiver aqui, quero sair para fazer safáris todos os dias. Pois não importa quantas vezes participemos de um, nunca presenciamos a mesma cena. Jamais pensei na minha vida que desfrutaria uma experiência como essa. Me sinto dentro do Discovery Channel. Quando poderei viver algo tão inusitado novamente?", indagou David com bom humor.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade