Globo oferece prévia de remake em dose farta e reações dividem o público; CARAS Brasil questiona autora se ainda 'Vale Tudo' pelo Brasil, mas não obtém resposta
A Globo divulgou na noite da última segunda-feira, 24, a primeira chamada de Vale Tudo, a nova novela das nove da emissora. Em meio a elogios e críticas de telespectadores, a primeira grande divulgação da atualização do fenômeno de 1988 "mostrou sua cara" para provar uma única coisa: "Vale Tudo" para tentar empolgar com o novo remake.*
Três minutos no ar. Este foi o tempo que o teaser tão aguardado durou na tela da TV e rapidamente repercutiu nos celulares de todo o país. Por meio das redes sociais, foi possível observar alguns usuários desiludidos de Mania de Você e carentes de um novelão das nove animados com as imagens, o enredo atraente - que até então se mostrou fiel à história construída lá atrás por Gilberto Braga (1945-2021), Aguinaldo Silva (81) e Leonor Bassères (1926-2004).
Enquanto isso, outros usuários, saudosistas da versão dirigida por Dennis Carvalho (77), que já foi reprisada uma vez na Globo e duas no Canal Viva, estando também disponível no Globoplay, torceram o nariz, e se mostraram com zero empolgação para a releitura de Manuela Dias (47). Na peneira dos "críticos" das redes sociais, o que passou foi: Taís Araujo (46) encaixadíssima na pele de Raquel, icônica mocinha de Regina Duarte (78) e Cauã Reymond (44), prometendo muitas cenas sensuais em novos ângulos encarnando o gostosão César, que no passado foi de Carlos Alberto Riccelli (78).
Quem ficou emperrada no filtro da internet -e já era esperado - foi Bella Campos (27). A jovem atriz, que chega a sua terceira novela com a missão de dar vida a uma das vilãs mais inesquecíveis da trajetória de Gloria Pires (61) ganhou memes e confirmou sua antipatia com a primeira chance do trailer. No meio do caminho, está Odete Roitman de Débora Bloch (61). Entre agrados e desagrados, a megera mais odiada e amada da teledramaturgia soube causar, mesmo que aparecendo apenas no final para ganhar apoio ou "hate" logo de cara. Bom, não dá pra dizer que não estão tentando!
Dramaturgicamente, o remake de Vale Tudo começará fiel à obra original apesar das necessárias adaptações - e a gente viu isso ontem no trailer. À imprensa, Manuela Dias, responsável pela nova versão já chamou a atualização da obra de "grande visita à identidade brasileira". Em 1988, a novela visitava uma identidade que tinha como principal mensagem a ideia de que "'Vale Tudo'para se dar bem no Brasil", questionando o brasileiro se "valia a pena ser honesto".
À época, encarávamos um país que havia saído há pouco de uma Ditadura que trazia consigo a repressão, a censura, o militarismo e junto a isso uma série de carências e faltas, principalmente no que se diz respeito a acesso e a democracia. Vale Tudo, então, rompia e gritava o desejo que o brasileiro tinha de dialogar com o novo país que seria construído, com a autorreflexão que era necessária e que se podia fazer - e mesmo assim enfrentava censura (sim, Vale Tudo enfrentou censura do governo diante da República).
E hoje? O que "Vale Tudo" no Brasil de hoje? Continua a mesma mensagem ou temos um outro cenário que pode ser o grande causador desse “medo da mudança” gerado em alguns telespectadores, que vem apresentando resistência a encarar uma atualização da novela? Sem perceber qualquer menção a este tema na chamada, a CARAS Brasil enviou esta pergunta para a autora da novela durante o 1º bate-papo virtual da nova trama, mas a pergunta não foi selecionada.
Sem respostas, ficamos com a reflexão de se ainda "Vale Tudo" para se dar bem no Brasil como o primeiro convite para acompanhar a repaginação do inesquecível novelão, que agora vira uma nova trama, mesmo com a manutenção de Gal Costa (1945 - 2022) - ainda bem - na abertura por questões de "imaginário coletivo". A reflexão, talvez, seja até então o maior convite para assistir ao remake, que por ora só está convocando o público pelo seu tom folhetinesco.
Leia mais em:Primeiras imagens do remake de Vale Tudo repercutem na web: 'Fiquei impressionado'
🚨 CADÊ OS NOVELEIROS DE PLANTÃO? 🚨 Vem conferir o primeiro trailer de #ValeTudo! Estreia em março, na minha telinha! pic.twitter.com/dc6aX0BdUf
— TV Globo 📺 (@tvglobo) February 25, 2025
Sobre a primeira chamada de Vale Tudo só tenho uma opinião: Taís Araújo a escolha certeira para ser Raquel, amei muito, o olhar que a protagonista precisa, maravilhosa, que ela brilhe muito. 🙏 #ValeTudopic.twitter.com/JLfWlX488B
— Paula Sampaio Moreti (@GiuliMedrado) February 25, 2025
A Bella Campos colocando o texto como se tivesse lendo uma bula de remédio. As comparações com a Glória Pires serão inevitáveis!
— Pedro Pereira Spósito de Almeida (@PedroSpsito) February 25, 2025
Vai ter que segurar a barra....#ValeTudopic.twitter.com/y34OENblDn
imagina entregar Maria de Fátima, uma das maiores vilãs da história da teledramaturgia brasileira, nas mãos disso aqui #ValeTudopic.twitter.com/IdtWPhttGb
— gretchen noveleira (@gretchenovelei1) February 25, 2025
benzadeus cauã reymond 🥵 #ValeTudopic.twitter.com/LgdSdvJIxU
— jd (@joaodeivison) February 25, 2025
A primeira chamada da novela ignorando que o tema central é “Vale a pena ser honesto no Brasil?”. A novela não é sobre o embate de mãe e filha, do bem e o mal, e sim sobre a honestidade vs corrupção. Foi dessa ideia que nasceu Vale Tudo, como disse o Giba pic.twitter.com/IOx9jEKm95https://t.co/YhdTC3IYE9
— laura (@lauraemiche) February 25, 2025