O naked cake é mais sensível do que um bolo com pasta americana ou glacê e, por este motivo, exige atenção especial no que diz respeito à logística e recheio
Bruna Marquezine e Luana Piovani são fãs do naked cake, que é o bolo da moda (já há algum tempo). Por ter recheio aparente, o bolo é mais convidativo e pode ‘competir’ com os demais docinhos de uma festa de aniversário ou casamento. A seguir, saiba como escolher o seu naked cake, que pode ceder caso tenha recheio cremoso, por exemplo.
1. Use frutas da estação
Frutas frescas e vistosas garantem o sucesso da decoração do naked cake. Mas as frutas podem ficar apenas na parte externa e, entre uma camada e outra, o recheio pode ser um ganache de doce de leite ou chocolate, por exemplo. “Qualquer recheio vai bem. Só é preciso ter cuidado para não molhar demais a massa, que pode ceder”, afirma Fernanda Garcia, cake designer da confeitaria do Casal Garcia.
2. Transporte com cuidado
Um bolo com pasta americana ou glacê é mais estruturado do que um naked cake, que não conta com o suporte da camada de cobertura. Portanto, é melhor que o bolo não seja alto. “No máximo, três andares. Quanto mais alto, maior é o peso sobre o primeiro andar”, recomenda Julie Orberg Piovezanni, sócia da Piece of Cake. Para evitar que o bolo despenque no transporte, o ideal é que seja montado no local da festa. “Este local, por sua vez, precisa ser fresco porque muito calor pode fazer o recheio e a massa amolecerem”, diz.
3. Fruta e recheio precisam combinar com a decoração da festa
Recheio e frutas precisam ser coloridos para se adequar à decoração da festa - que pode ser romântica ou rústica. “Os recheios claros ou com a cor da fruta ficam muito bonitos”, diz Fernanda.