CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Receitas / Gourmet

Bárbara Paz prepara menu vegano para grupo de amigos no Rio de Janeiro

A atriz comentou sua paixão pela cozinha: "Cozinhar é dividir um pouco do meu mundo. É como fazer um carinho nas pessoas que você recebe"

CARAS Digital Publicado em 29/07/2014, às 16h39 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bárbara Paz - Cadu Pilotto
Bárbara Paz - Cadu Pilotto

A atriz Bárbara Paz(39) mostra-se cada vez mais uma mulher versátil e contemporânea. Um dos grandes talentos de sua geração na TV e nos palcos, além de investir na direção e nos negócios, ela também surpreende como chef ao dar toques de originalidade aos pratos. Anfitriã de almoço para seleto grupo de amigos no Rio, como as atrizes Rosamaria Murtinho (78) e Bianca Castanho (35), a gaúcha de Campo Bom criou cardápio com uma leitura vegana de suas receitas preferidas do Rio Grande do Sul, tudo harmonizado com azeites Gallo. “Cozinhar é dividir um pouco do meu mundo. É como fazer um carinho nas pessoas que você recebe. Tem até aquele filme lindo, Como Água para Chocolate. Ao mesmo tempo em que a personagem preparava os pratos, passava seus sentimentos, da tristeza à felicidade, para a comida. Acho que é isso, repartir momentos, se doar”, constatou a atriz, que ainda criança aprendeu as primeiras noções de culinária. “Aos 10 anos, para ajudar minha mãe, já sabia fazer feijão, arroz. Aprendi também receita de bolo de chocolate e vendia na escola. Sempre fui ativa”, contou.

Alguns sabores também remetem Bárbara à infância, como polenta com leite quente. “Não bebo mais leite, mas continuo adorando polenta, tanto que é um dos pratos principais servidos hoje”, contou ela, que preparou ainda repolho roxo ao forno sutilmente adocicado com maçãs e abóbora assada com cebolas roxas, tahine, za’atar e pine nuts. Vegetariana há alguns anos, a atriz revela estar em processo de se tornar vegana, cortando, entre outros, derivados de animal e açúcar. “Ainda estou aprendendo, entrando para esse universo. É difícil, tem que saber colocar, misturar bem os ingredientes. E quando falamos no Sul, se pensa logo em carne, churrasco, carreteiro de charque. Mas hoje mudamos. Há pratos veganos com polenta, almôndega de soja, abóbora, repolho, ingredientes muito usados pelos gaúchos”, explicou. A nova filosofia de vida vem sendo ensinada a Barbara por Teka Bury (55), sua amiga e sócia no espaço Bikram Yoga Ipanema. “Lá, proporcionamos aulas de hot yoga, dada em uma sala aquecida a 42 graus, onde se perde até 1000 calorias. Dá uma limpeza total. E você não tem como se alimentar pesado, não combina com o calor, os movimentos, a própria meditação. É algo casado, alimentação, corpo e cabeça. Sou bastante inquieta e a hot yoga me trouxe tranquilidade”, ressaltou Bárbara para as atrizes Valentina Bandeira,Flávia Rubim (32), grávida de 6 meses de Cora, a arquiteta Paula Neder (52) e a consultora de moda Betty Prado. O menu ganhou elogios de Rosamaria, mãe da anfitriã em Amor à Vida, exibida até janeiro. “Por que a gente come tanta besteira? Não precisa! Se não cuidar, o ser humano vai morrer pelo o que ingere”, constatou Rosamaria, que ficou encantada com o bate-papo com o azeitólogo Marcelo Scofano (51), formado pelo Ifapa – Instituto de Investigación y Formación Agraria y Pesquera de Cabra, Espanha. “O importante é mostrar a versatilidade do azeite. Podemos usá-lo em todo o processo culinário”, ressaltou ele, que ainda falou do grande valor nutricional do ingrediente. “Há quem diga, o de oliva é o alimento mais completo que o homem tem à disposição. Perguntam: qual a medida certa para um dia? Não há. Digo sempre de 20 a 50 mililitros em média. Eu consumo mais. Mas vai depender de pessoa para pessoa, se está de dieta ou não. E é um triglicerídeo extremamente saudável e facilmente absorvido pelo organismo, seus antioxidantes previnem uma série de doenças”, emendou o estudioso. Bárbara contou já usá-lo no dia a dia. “Faz muito bem à saúde. Quando você aprende a cozinhar com o azeite, o paladar fica diferente”, ressaltou ela que em agosto faz turnê com a peça Hell e, em setembro, com Vênus em Visom, além de editar seu documentário Minha Árvore de Natal na Casa da Rocinha, ainda sem data de estreia nos cinemas.