Para evitar ficar com a boca rachada no inverno, é preciso tomar dois litros de água por dia e usar batons com vitaminas. Confira!
Como a pele dos lábios é mais fina e sensível, no inverno, por causa do frio, ela pode rachar, ficar com aspecto - e sensação - de queimada e borda avermelhada. Para evitar - ou resolver - o problema, o primeiro passo é beber dois litros de água por dia. E tão importante quanto é prestar atenção no batom que se usa. Se a boca estiver nessa situação, a mulher não pode nem pensar em usar batom matte (sem brilho). Nesse caso, uma manteiga de cacau pode ser uma ótima opção. Mas, como um lábio sem cor não completa o make, a dica é apostar em produtos que hidratam e colorem.
Lábios hidratados ajudam a otimizar o efeito do batom matte
Mesmo assim, existem batons e brilhos coloridos com substâncias capazes de melhorar a saúde da pele da boca e garantir charme à maquiagem. Aloe vera, filtro solar e vitaminas C e E ajudam a proteger os lábios do ressecamento. “A superfície labial, que é normalmente rugosa, forma ‘linhas’ quando ressecada. Se está hidratada, fica lisa e macia e sem linhas aparentes”, explica Irene Dantas, dermatologista da Clínica Dicori. E se o produto tiver na fórmula retinol (vitamina A), é melhor ainda. “Ele é rejuvenescedor e promove a renovação celular por meio de uma microesfoliação”, comenta dermatologista.
O batom errado pode destacar o sorriso amarelo. Veja como escolher a cor certa
Por ser emoliente (que amolece), o batom pode derreter quando estiver muito calor. Mas, antes de se preocupar, uma dica: “preencha toda a boca com um lápis da mesma cor que o batom, aplique o batom, retire o excesso e passe o primer específico para ajudar na fixação e do produto”, recomenda Edy Clemente, maquiador do Werner Coiffeur Botafogo.
Acerte no make para os dias chuvosos e invista em produtos à prova d'água