A seguir, maquiadores ensinam a usar batom cereja, que é versátil e pode ser usado durante o dia ou à noite
Quem aposta no batom vermelho para compor um make dificilmente erra. E no inverno, quando a maquiagem pede tons escuros, o cereja é a opção mais versátil desta cor, que é um clássico quando o assunto é maquiagem. “O batom cereja é democrático. Quem tem a pele branquinha, por exemplo, pode optar por variações claras do tom, para não escurecer demais os lábios”, diz Rick Silva, maquiador do Studio de Beleza Sonia Nesi.
+ Batom matte: conheça as cores da moda e truques para aplicar
+ Guia do batom nude: como compor o make com o tom ideal para cada tipo de pele
O cereja é versátil também no que diz respeito a ocasiões para usar a cor. “Durante o dia, vale apostar no truque ‘boca tudo, olho nada’, make no qual o olho recebe apenas máscara de cílios e lápis branco na marca d’água. À noite, o melhor é usar boca cereja e olho preto esfumado”, indica Bruno Valentim, maquiador da Ophicina do Cabelo.
Para garantir a durabilidade do batom, Bruno ensina uma técnica: “aplique base nos lábios antes de passar o batom”, sugere. Assim, os lábios ficam secos, o que dificulta a perda da cor. O cereja também pode aumentar os lábios. “O segredo é usar gloss incolor no meio dos lábios (embaixo do arco do cupido)”, recomenda Rick. É possível usar também o lápis de boca, que serve para evitar borrões, inclusive. “Contornando os lábios com um lápis da cor do batom, você evita que a maquiagem fique borrada ao aplicar a cor com o bastão”, comenta Bruno.