Barack Obama, Demi Lovato, Leonardo DiCaprio e outras celebridades comemoram a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que valida o casamento gay em Estados onde a união homossexual já é legal
Enquanto no Brasil se discute um projeto de ‘cura gay’, a Suprema Corte dos Estados Unidos deu um grande passo e determinou que o governo federal deverá reconhecer os casamentos entre homossexuais em Estados onde a união entre pessoas do mesmo sexo já é considerada legal. A decisão foi considerada uma vitória para os ativistas e partidários dos direitos da causa gay.
+ Bruno Gagliasso e Leandra Leal convocam fãs para passeata contra projeto de Feliciano
Nesta quarta-feira, 26, a Suprema Corte teve que votar sobre uma lei federal criada em 1996, a Lei de Defesa do Casamento (DOMA, na sigla em inglês), que negava benefícios a casais homossexuais. O tribunal derrubou o artigo 3º da lei que limitava a definição de casamento a relações heterossexuais.
Sendo assim, Estados que já permitiam o casamento gay, como a Califórnia, terão que reconhecer a união homossexual.
“A decisão de hoje sobre o DOMA é um passo histórico para frente em prol do casamento igualitário. Amor é amor”, disse o presidente americano Barack Obama no Twitter.
Outras personalidades também celebraram a decisão da Suprema Corte. “Gay, hétero, lésbicas, bi... Ninguém melhor que ninguém. Que dia incrível para a Califórnia e para igualdade”, comentou Demi Lovato.
Ellen Page: “DOMA foi derrubado! Snap!”
Cyndi Lauper: “DOMA inconstitucional!”
Russell Brand: “Se você é um gay casado na Califórnia, seu casamento é legal agora. Que bom. Todo casamento é um pouco gay”.
Leonardo DiCaprio: “Dia histórico! Muito bem!”
Jesse Tyler Ferguson: “Vocês se lembram daqueles tempos antigos quando o DOMA estava valendo e pessoas gays não poderiam se casar na Califórnia? Loucura, né?”
Lena Dunham: “Não quero esbarrar nos estereótipos, mas vamos falar a verdade: eu vou amar um casamento gay!”
Ellen DeGeneres: “É um dia supremamente maravilhoso para igualdade. Proposta 8 acabou e DOMA também. Parabéns a todos. E digo todos”.
Mark Ruffalo: “Nós escolhemos amor ao invés do ódio. Adeus, DOMA”.
Anna Wintour: "A decisão de hoje é um grande passo para frente para todos os americanos que se esforçam para alcançar a igualdade. Não poderia estar mais feliz e mais orgulhosa."