Papa Francisco ficará hospedado em suíte confortável, mas sem luxo, durante sua passagem pelo Brasil. Conheça a decoração do quarto do pontífice argentino na Residência Assunção, no Sumaré, Rio de Janeiro!
Jesuíta de ações franciscanas, o papa Francisco (76) abre mão dos supérfluos para adotar um estilo de vida mais humilde. Dessa forma, sua eleição como pontífice em março, após renúncia de Bento XVI (86), mudou o esquema do cerimonial organizado de forma mais luxuosa para receber o chefe da Igreja Católica durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio entre os dias 22 e 28 deste mês. A simplicidade e a energia do papa argentino guiaram a reforma e decoração da Residência Assunção, no Sumaré, onde ele ficará hospedado cercado pela Floresta da Tijuca e com bela vista da cidade. Sua suíte de cerca de 45m² no segundo andar do casarão de arquitetura colonial, construído no fim dos anos 1940 e propriedade da Arquidiocese carioca, prima pelo despojamento.
+ Belo diz que vai cantar para o Papa Francisco no Rio
+ Papa Francisco realiza missa inaugural
As paredes creme têm como adorno apenas um crucifixo, sobre a cama. Sem cabeceira, o móvel é coberto com edredom e tem porta-travesseiros de renda renascença, feita por artesãs de Alagoas, da linha Martha Medeiros Home. Completam o ambiente mesa redonda e cadeira de balanço, do acervo da residência, e poltrona com pufe de linho cru, para remeter ao Santo Sudário, idealizado por Nadia Guimarães (48), dona do Empório La Poltro na. “Moro em Vinhedo e há um mês venho para cá os fins de semana. Quando Martha Medeiros me chamou, organizei um mutirão com os empresários Julio Cesar Samorano, Clovis Tramontina, Belarmino Martha Junior, Bárbara Ceratti, Fátima e Cecília Rima e Clicia e Christopher Freeman para doações de uten sílios de toalete e cozinha, móveis, alimentos e enfeites. São coisas simples, mas de muito boa qualidade e que vão proporcionar conforto”, contou Nadia. Todas as peças ficarão com a Arquidiocese após o retorno do papa a Roma.
Apesar do trabalho nessa reta final da chegada do religioso, as irmãs de Nossa Senhora do Bom Conselho cuidam com carinho da arrumação não só da residência que receberá o séquito papal, composto por 38 pessoas, como do Palácio São Joaquim, casa oficial do arcebispo do Rio, d. Orani Tempesta (63), onde Francisco fará a oração do Angelus, dia 26. Além da limpeza de chão e móveis, mais de 300 peças de metal foram fervidas e areadas por elas. Nos dois locais, as freiras também vão cuidar da alimentação do pontífice. Os cardápios não são revelados, mas elas garantem que haverá massas, bife enrolado com queijo, dois tipos de bolo no café da manhã, sorvetes e frutas, sobretudo manga.
+ Presidente Dilma conversa com Papa Francisco após missa inaugural