As grávidas devem sempre buscar um profissional e a liberação de um médico responsável. Veja as dicas e os benefícios da drenagem linfática!
A drenagem linfática na gestação é um ótimo procedimento, pois ajuda a aliviar inchaços, a relaxar, reduz o acúmulo de líquidos, estimula a lactação e ainda previne o aparecimento de celulite e estrias.
Segundo a empresária e esteticista do 'Spazo By Kammel Estetic', Candida Camelo, é normal as mulheres sentirem medo com as mudanças do corpo, já que a gravidez por levar ao ganho de peso e retenção de líquido.
+Confira 10 alimentos que devem ser evitados antes do casamento
"Na drenagem são feitas manobras lentas e suaves o que acaba dando relaxamento e uma imensa sensação de bem-estar. Esse tipo de massagem vem sendo cada vez mais indicada as 'mamães', por sua enorme capacidade de eliminação de líquidos retidos, melhora da má circulação de pernas e braços, além de eliminar as dores nas costas e ombros", afirma a especialista.
Ela ainda lista os benefícios da técnica no corpo da gestante: "Aumenta a disposição, melhora o humor da gestante e autoestima, pois se observa já nas primeiras sessões o efeito dessa brilhante técnica. Já que os benefícios são inúmeros, além de estimular a circulação linfática e sanguínea, melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos, estimula a lactação e a dessensibilização das mamas, preparando-as para a amamentação além de outros resultados".
Apesar dos benefícios, Candida alerta que a drenagem deve ser feita sempre com um profissional e com a liberação de um médico responsável.
"As contra indicações são as mesmas de qualquer terapia em massagens, hipertensão não controlada, insuficiência renal, trombose venosa profunda, infecções de pele e erupções cutâneas não são aconselhadas a realizar este procedimento. As mamães só podem realizar esta massagem após o terceiro mês de gestação".
Ainda de acordo com a esteticista, a drenagem deve ser feita de uma a duas vezes por semana até o último mês da gestação. Porém, no pós-parto, uma nova avalição deve ser feita e é necessário uma nova liberação do médico.