A designer de interiores ensina como escolher os móveis certos, levando em consideração o conforto e a segurança dos pequenos
Ao decorar um quarto infantil, é muito importante respeitar a personalidade da criança e também oferecer segurança e conforto ao local.
+Veja as dicas e saiba como colocar cor no seu ambiente monocromático
A designer de interiores Ana Adriano alerta para a escolha dos móveis. "O trocador pode ficar sob a cômoda e é um excelente auxiliar para as mamães. Ao lado do trocador é conveniente ter um lugar para guardar as fraldas e as pomadas. Pode ser uma gaveta da cômoda ou uma bolsa pendurada na parede ou no próprio móvel".
Para as crianças mais pequenas, uma boa ideia é investir nas cadeiras de amamentar. A profissional indica modelos mais confortáveis, com altura correta para os braços e a profundidade do copor.
Depois de escolher os móveis, Ana afirma que é importante também levar em consideração a diposição dos mesmos, tomando cuidado para o quarto não ficar "com falta de espaço para a circulação das pessoas e o tão sonhado espaço para brincadeiras".
"Crianças precisam de ambientes limpos. A escolha do piso deve estar ligada a praticidade da limpeza. Gosto muito dos laminados que são de fácil colocação, e os de PVC que podem ser colocados no piso existente (se for cerâmico ou porcelanato). Esses pisos permitem limpeza com pano úmido e não acumulam muita poeira".
As cortinas da janela também devem ser escolhidas com atenção. Invista em um modelo fácil de limpar e lavar. "Os rolos de blackout são ótimos para vedar a luz e permite que coloquemos outra cortina por cima dela, que pode ser uma cortina com o tema do quarto", afirma.
Hoje em dia não é mais regra quarto azul para meninos e rosa para meninas. Hoje em dia, é possível utilizar diversos temas e cores divertidas. "Os temas podem ser os mais inusitados, como o time do pai, um gênero musical, uma homenagem. As crianças vivem em um mundo onde a imaginação está a solta, sem as repressões da sociedade", concluiu.