Para apontar essas tonalidades, psicólogos, sociólogos, arquitetos e designers fazem pesquisas comportamentais e econômicas
Qual é a sua cor favorita? Mais do que uma escolha pessoal, as cores representam um momento e até influenciam nossas emoções. O ato de definir o novo tom de uma parede, além de transformar o ambiente, revela seus desejos. Sem contar que trocar sempre as cores de casa ficou mais simples com a criação de tintas sem cheiro e de secagem rápida. De olho nessa constante sede de mudança, anualmente as marcas de tintas realizam estudos para definir as cores que vão ser tendências. Para apontar essas tonalidades, psicólogos, sociólogos, arquitetos e designers fazem pesquisas comportamentais e econômicas que refletem o estado de espírito de pessoas ao redor do mundo todo. Além do próprio consumidor, os estudos consideram os rumos de diversas áreas, como arquitetura, design e moda. Apostando em 2014 como um ano de descobertas e respostas, a Tintas Coral escolheu Lagoa Particular, um misto de azul e verde. Outro tom azulado foi eleito pela Tintas Suvinil, Curaçau Blue, sob a justificativa de que a cor evoca os sentimentos de compreensão presentes nas pessoas neste ano. Já a companhia americana Sherwin Willians destacou o atual interesse que temos por aspectos culturais de diferentes lugares e escolheu Exclusiva Plum, um neutro de tom misterioso e profundo que caminha entre o cinza e o roxo. Para estimular a criatividade e despertar a imaginação, a empresa de sistemas de cor Pantone indicou o Radiant Orchid, uma combinação de fúcsia, roxo e rosa, que inspira confiança e emana alegria, amor e saúde. Agora é só entrar no clima de renovação de início de ano.