Com mesa multiuso, arquitetas integraram o ambiente de trabalho ao lar em um espaço de 68m². Entenda e veja dicas para otimizar cômodos pequenos
O tamanho dos apartamentos diminuiu e a técnica de integrar ambientes ganhou força na decoração. “Dificilmente alguém que mora em 68m² vai ter cômodos separados para todos os ‘espaços’ que deseja criar”, afirma Agnes Manso, que enfrentou o desafio de planejar um ambiente com esta metragem na Casa Cor 2014.
+ Jóia Bergamo inaugura lounge CARAS, onde vips verão os jogos da Copa do Mundo
Lá, Agnes e Alice Miglorancia, arquitetas do Studio SM2, incorporaram elementos da decoração do ambiente de trabalho ao aconchego do lar. “Um home office (como é chamado o espaço reservado ao trabalho em casa) não precisa ter cara de escritório. A proposta do ambiente da mostra é um ateliê, que é um local de trabalho e tem a ver com arte. Unimos os dois na decoração”, comenta.
Para integrar os ambientes - criar um espaço com mais de uma função -, as arquitetas usaram móveis multiuso. “A principal peça do ambiente para a decoração, que é a mesa, pode ser utilizada para servir o jantar ou trabalhar, por exemplo”, destaca a arquiteta. O planejamento de um espaço que mistura casa e trabalho prioriza aconchego, conforto e boa circulação. “Usamos poucos, mas grandes móveis. E priorizamos os tons pastel, que transmitem conforto. Assim, provamos que é possível decorar um ambiente pequeno sem a ajuda de espelhos ou o tom branco”, diz.
Como o ambiente não tem janela, o painel azul com a Amendoeira, de Van Gogh, é o ponto de ‘descanso’ da decoração. “O painel tem sete metros de largura e, como o ambiente não tem janelas, ele é o responsável por dar liberdade ao espaço, para que ninguém se sinta preso dentro dele”, comenta a arquiteta, que ressalta que cada layout exige uma decoração estratégica.