CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

‘Ela preferiu viver a vida com prazer’, diz irmão de Regina Dourado sobre interrupção do tratamento

Internada desde sábado, 20, Regina Dourado encontra-se em quadro de saúde grave e irreversível, conta o irmão Oscar Dourado. De acordo com ele, a atriz soube que abreviava a vida ao parar com tratamento

Redação Publicado em 24/10/2012, às 14h09 - Atualizado às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Dourado - Divulgação
Regina Dourado - Divulgação

O músico Oscar Dourado (58) afirmou à CARAS Online,na tarde desta quarta-feira (24), que a irmã Regina Dourado (59), internada desde sábado (20) no Hospital Português, em Salvador, continua em estado grave, irreversível e que, “agora, recebe o carinho de amigos e familiares para uma partida tranquila”. “A morte é decorrência da vida e ela sabia que estava abreviando a vida ao parar com o tratamento”, afirmou o irmão.

Regina foi diagnosticada com metástase (quando as células do câncer se disseminam pela corrente sanguínea e vão para outros locais do corpo) e, depois de mais de 10 anos de luta contra o câncer, decidiu interromper o tratamento. “Quando soube da situação, preferiu viver a vida com prazer e não se rendeu à covardia para viver um pouco mais”.

Oscar declara que neste momento a irmã está confortável, sedada e tranquila no hospital. “Ela está tendo toda a assistência médica, e está sendo preparada para uma partida com muito carinho”, afirmou. “É importante ressaltar que ela foi uma mulher fortíssima, viveu seus talentos e fez o que quis da sua vida”, afirmou.

Dizendo ser um eterno admirador da artista, o músico conta que Regina viveu todas as dimensões da vida de uma mulher e que traçou uma trajetória de muito sucesso. “É um exemplo de força e de independência. Foi independente financeiramente, foi bem realizada profissionalmente, no teatro, na televisão, no cinema... Teve uma vida feliz como mãe, com a família. Portanto, merece muito amor e carinho neste delicado momento”.

Antes da internação, Oscar afirma que encontrou Regina na quarta-feira (1'7). "Ela era uma mulher muito forte e nunca queria preocupar a família. Quando perguntávamos sobre como ela estava, ela dizia que estava bem, sempre escondia qualquer fragilidade"

Vida e obra

Nascida em Irecê, na Bahia, Regina Dourado começou sua carreira aos 15 anos, na Companhia Baiana de Comédias. Na mesma época, ela estudava canto e dança e, em sua trajetória artística, participou do Grupo de Dança Contemporânea da Universidade Federal de Bahia, do Coral Ars Livre e do Grupo Zambo.

Sua estreia na televisão aconteceu no especial A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água, em 1978. No ano seguinte, ela foi escalada para novela Pai Herói, emendando na sequência Cavalo Amarelo e Rosa Baiana. Mas o primeiro papel de destaque na carreira da atriz veio em 1992, com Pão Pão, Beijo Beijo, onde interpretou Lara Sereno.

Regina trabalhou em mais de 20 novelas e minisséries. Entre elas, Roque Santeiro, Renascer, Tropicaliente, Explode Coração, Rei do Gado, Esperança e América. Um de seus últimos trabalhos na televisão foi em Caminhos do Coração, em 2007, exibida pela Record.

No cinema, Regina atuou em Baiano Fantasma, TigipióUma Questão de Amor e Honra, Corpo em Delito, Corisco & Dada e No Coração dos Deuses, entre outros.

Em 2011 e 2012, Regina participou da encenação da Paixão de Cristo, em Salvador, no papel da Virgem Maria.