Dermatologista revela quais são os principais fatores que influenciam a queda e revela os melhores tratamentos e como se prevenir; confira
A queda de cabelo excessiva em mulheres é mais comum do que parece. Um estudo realizado pela L’Oreal Professionnel, revelou que 30% das mulheres sofrem com queda de cabelo, sendo que 3/4 delas culpam a rotina de trabalho e o estilo de vida. O inverno, com banhos mais quentes e apele ressecada e machucada, podem estimular essa perda de fios. Em entrevista à CARAS Digital, a dermatologista Dra Karla Assed revelou os pricipais fatores que estimulam a queda, os tratamentos e como preveni - lá ; confira!
1)Quais são as principais causas de queda de cabelo?
"Genético, oleosidade do couro cabeludo, estresse, doenças sistêmicas como câncer , anemias, alteração na tireoide".
2) Até que ponto a queda é normal?
"Existem alguns indícios que demonstram quando se tem uma queda não mais normal, como a queda de mais de 100 fios por dia, como a presença de rarefação capilar, a presença de fios de cabelo no travesseiro".
3) Em que momento a pessoa deve começar a se preocupar com a queda? Quais são as formas de tratamento?
"Existem vários tratamentos para queda de cabelo, mas o mais importante é identificar a causa principal da queda, essa causa tem uma série de características próprias que ajudam na investigação para chegar ao diagnóstico. O tratamento pode ser: Corrigir a causa da queda; principalmente; Uso de medicamentos tópicos e /ou oral para estimular o crescimento e diminuir a queda; Uso de laser para estimular o nascimento e/ou crescimento dos fios".
4) Esfoliar e/ou massagear o couro cabeludo ajuda no crescimento?
"Ajuda sim , a esfoliação deixa o couro cabeludo mais limpo e diminui a oleosidade".
5) A quebra do cabelo é um ponto crucial para que o cabelo não cresça?
"Depende. Se o houver queda do fio com o bulbo – do couro cabeludo , isso não impede que os outros fios continuem crescendo , o q vai mudar é o volume dos cabelos, já se houver a quebra dos fios , ocorre então a demora no crescimento".
6) Que hábitos aumentam a quebra e o que fazer para evitar isso?
"Esfregar a toalha nos cabelos molhados, desembaraçar com força os cabelos, prender os cabelos molhados, passar chapinha da forma errada, sem um protetor térmico, e fazer química forte nos cabelos".
7) Queda e pouco crescimento dos fios estão relacionados também à alimentação? Quais ajudam na saúde dos fios?
"Alimentos que suprem a deficiência de ferro e vitaminas são, por exemplos, os oleos vegetais, semente de linhaça, feijão de soja, cereais integrais, gema de ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura".
8)Tomar suplementos alimentares ajuda a combater o problema? Quais?
"Sim, ajuda bastante. Substâncias como Zinco, ferro e magnésio"