A água quente, os cosméticos à base de óleo e até o stress potencializam a ação das glândulas sebáceas que deixam o cabelo oleoso. Saiba como amenizar a oleosidade por meio dos cuidados diários
Os cabelos oleosos têm aspecto sujo e sem brilho. O alto teor de óleo nos fios é causado pela ação intensa das glândulas sebáceas (responsáveis por formar o sebo que recobre o couro cabeludo). A água quente, os cosméticos à base de óleo e até o stress do dia a dia, por exemplo, podem potencializar a ação dessas glândulas e deixar o cabelo mais ensebado.
Inspire-se nos cabelos longos das famosas e saiba como manter os fios saudáveis
Para aliviar a oleosidade, a dica é lavar o cabelo dia sim, dia não e sempre com água morna, porque a água quente potencializa a ação das glândulas sebáceas. Todas as mulheres precisam ficar atentas à oleosidade, mas principalmente aquelas que têm cabelo liso. “Esse tipo de cabelo está mais vulnerável a apresentar o problema, já que o óleo pode escorrer pelos fios mais facilmente”, diz Valcinir Bedin, dermatologista e tricologista.
A alimentação é o segredo para ter um cabelo brilhoso como o de Giovanna Antonelli
Os cuidados diários são determinantes para manter o aspecto “limpo”. É importante lavar o cabelo com shampoo específico e não exagerar no condicionador, que deve ser aplicado somente nas pontas. E na hora de fazer a hidratação semanal, é melhor evitar a aplicação do creme na raiz. Para a mulher que usa secador ou chapinha, uma boa notícia: “eles não interferem no aumento da oleosidade”, afirma o tricologista.
Quer mudar o visual? Inspire-se no cabelo das famosas versão 2013!