Os cabelos longos são mais vulneráveis ao aparecimento de pontas duplas e ao ressecamento. Para evitar problemas, os cuidados diários exigem cosméticos de tratamento e atenção à chapinha e ao secador
O que Angelina Jolie, Kate Middleton e Gwyneth Paltrow têm em comum? Cabelos longos e saudáveis! Não é uma tarefa fácil manter o brilho e maciez dos fios. Mas, para quem acha que um cabelo bonito e bem cuidado é exclusividade das famosas, aqui vai uma dica: “para evitar frizz (fios arrepiados), pontas duplas e ressecamento, que são os principais problemas de quem tem cabelo comprido, os fios precisam estar sempre hidratados”, ensina Thiago Costa, hair stylist.
O cabelo longo é mais vulnerável ao aparecimento de pontas duplas e ao ressecamento porque, a partir do ombro, não tem a oleosidade natural do couro cabeludo, que ajuda a fechar a cutícula (responsável por protegê-lo da agressão externa) e a deixá-lo hidratado. “A forma como os fios são desembaraçados, a exposição ao sol e o uso excessivo da chapinha e do secador ressecam e danificam o cabelo”, afirma Costa.
A alimentação é o segredo para ter um cabelo brilhoso
Aprenda a ter o cabelo loiro como Anne Hathaway ou Cleo Pires
Portanto, os cuidados diários exigem atenção dobrada. “Os produtos específicos para o tipo de cabelo são indispensáveis. Se a mulher tiver pontas duplas, por exemplo, tem que usar um shampoo próprio para o tratamento”, diz o hair stylist. Antes de usar chapinha, secador ou tomar sol, é necessário aplicar um protetor térmico. E após o banho, um creme de pentear ou uma ampola de tratamento ajudam a desembaraçar. “A ideia é evitar que os fios quebrem ou fiquem ressecados”, completa.
A “manutenção” do comprimento é importante para evitar os problemas. Mas, tomando os cuidados necessários, o intervalo entre um corte e outro pode ser maior e definido pela mulher. Confira a nossa galeria com os cabelos das famosas e inspire-se para que o seu tenha o mesmo brilho e saúde.