Filho caçula de Zé Vaqueiro foi internado da UTI; entenda o que são a Síndrome de Patau e Trissomia do cromossomo 13
O cantor Zé Vaqueiro (24) se tornou assunto nas redes após anunciar que seu filho caçula, Arthur, está respirando sem aparelhos após ser internado na UTI no dia de seu nascimento. O bebê, que nasceu no final de julho, recebeu o diagnóstico de trissomia do cromossomo 13 e Síndrome de Patau. Entenda a seguir a condição do pequeno.
O bebê nasceu com a trissomia do cromossomo 13, uma malformação genética que faz com que o indivíduo nasça com um cromossomo a mais no par 13. A condição também é conhecida como Síndrome de Patau, que é desencadeada pela trissomia.
A doença é bastante rara, atingindo menos de 15 mil pessoas no Brasil por ano, e pode provocar uma deficiência mental grave e deficiência física. O diagnóstico pode ser feito ainda nos exames pré-natais, durante a gestação.
Leia também:Quantos shows Zé Vaqueiro faz por mês? Antes de seu filho, cantor levava rotina agitada
A síndrome não tem cura e, para ter uma melhor qualidade de vida, o paciente precisará ter acompanhamento e tratamento médico multidisciplinar por toda a vida. Apesar disso, a maior parte dos pacientes acometidos pela doença não passa dos 10 anos de vida.
Em seu perfil oficial do Instagram, Zé Vaqueiro anunciou a condição do filho, fruto do relacionamento com Ingra Soares, e cancelou suas apresentações seguintes. Até o momento, o artista não deu mais informações sobre a saúde do bebê. Ao lado de Ingra, ele também é pai de Daniel (3) e Nicole (13).
“Na tarde de segunda-feira, 24, nasceu Arthur, filho caçula de Ingra Soares e Zé Vaqueiro, que já são pais de Daniel, de 3 anos, e Nicole, de 13. A mãe passa bem e já recebeu alta hospitalar. O bebê encontra-se na UTI devido a uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento dos shows do artista até a data de 17 de agosto. Neste momento, a família necessita estar unida, cercada de amor e serenidade. Contamos com a compreensão de todos e pedimos que se juntem a nós em orações pelo bem-estar do pequeno Arthur e por toda a família, que agradece antecipadamente o apoio.”
Ver essa foto no Instagram