Sempre presente na dieta dos brasileiros, o pão pode engordar bastante, mas os integrais têm benefícios para a saúde; confira a explicação de uma nutricionista
O pão é o alimento mais tradicional da culinária brasileira e um dos mais famosos mundialmente. De diferentes formas, ele está presente em quase todas as culturas.
Todavia, hoje em dia, o pão é considerado por muitos nutricionistas, endocrinologistas e especialistas na área fitness um dos inimigos da dieta e um dos causadores da obesidade. Com tantas versões sobre os malefícios e benefícios do pão, em entrevista à CARAS Digital, a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa, Membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, esclareceu as principais dúvidas e questões sobre a as funções nutricionais dele, para esclarecer todas as dúvidas.
Quais as principais diferenças entre cada tipo de pão? (Tradicional, light, integral, com grãos, com aveia)
"Pão tradicional, branco- É um pão que contém apenas farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes.
Pão integral- de uma forma geral tem uma porcentagem maior de farinha integral que branca. Porém, já existem algumas marcas que possui 100% de farinha integral. Para saber se o pão possui mais farinha integral que branca, basta olhar no rótulo na lista de ingredientes e ver o que vem primeiro. Se aparecer a de trigo comum primeiro que a integral, quer dizer que seu pão possui a farinha integral, mas ele possui uma porcentagem maior de branca na sua composição, o que não é válido.
Pão com grãos- possui em sua composição grãos, trazendo mais fibras e nutrientes. Porém deve-se ter o cuidado com a caloria, geralmente eles são mais calóricos.
Pão com aveia- tem adição deste alimento no processo de fabricação, ou seja, ele não é elaborado apenas com a aveia. A versão light se restringe a diminuição de 25% das calorias do produto, podendo ser encontrado na forma tradicional ou integral".
Quantas calorias cada um deles possui (uma fatia)?
"Isso varia muito entre uma marca e outra. A porção ideal em um café da manhã seria uma fatia de no máximo 70 calorias".
Qual possui mais fibras?
"O ideal é que duas fatias forneçam pelo menos 3 gramas de fibra".
Alguns deles realmente fazem bem ou são somente uma alternativa mais saudável ao pão francês?
"O pão francês é composto apenas de farinha refinada, pobre em fibras e nutrientes. Este tipo de carboidrato colabora para o aumento de gordura abdominal. Os integrais pela ação das fibras trazem a sensação de saciedade, por isso é melhor que o tradiciona"l.
Qual deles é melhor para a saúde?
"Os integrais".
É permitido comer pão todos os dias? Qual a quantidade?
"Assim como o pão existem outras fontes de carboidratos que podem ser adicionadas no café da manhã como a tapioca e mandioca cozida. O pão sendo na forma integral pode ser consumido, 2 fatias ao dia, pois de uma forma geral é o que se recomenda".
Que acompanhamentos o pão pode ter? (queijos, sucos, iogurte...) Qual a melhor combinação para o café da manhã ou o lanche?
"1 fatia de pão integral com Ovos caipira mexidos ou geléia de frutas sem adição de açúcar para recheio + 1 porção de frutas com farelo de aveia e chia (1 colher de sopa desse mix) ou suco natural . Outra opção é o iogurte sem adição de açúcar com frutas e farelo"
Pode-se intercalar o consumo de pães diferentes?
"O ideal é que os integrais sejam sempre priorizados. Para aqueles que gostam muito do francês, ele pode ser utilizado no fim de semana sem miolo".