Médico fala dos inúmeros benefícios da atividade para saúde, como o fortalecimento muscular e melhora da respiração
A natação é considerada um esporte completo! Isto porque ela traz inúmeros benefícios para o corpo e mente.
"No primeiro momento, ela propicia grande desenvolvimento da capacidade cardiovascular, isto é, aeróbica. Em outras palavras, melhora o “fôlego”, o que traz muitas vantagens em atividades simples do dia a dia, como maior facilidade para subir escadas ou ladeiras, ou, ainda, para caminhadas longas. Por este motivo, a natação é comumente indicada para crianças e adultos com problemas respiratórios, como asma brônquica (ressalte-se, porém, que, nestes e nos demais casos, um médico deve ser consultado antes do início do exercício).", afirma Márcio Schiefer, Médico do Centro de Cirurgia de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumato-ortopedia e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Ombro e Cotovelo.
Por ser uma atividade intensa, ela também ajuda no emagrecimento e a manter a forma.
"Como em outras atividades aeróbicas, o aumento do gasto energético é diretamente proporcional à intensidade do exercício. Portanto, quando a natação é encarada como um esporte (com objetivos determinados, seja de distância ou de duração), há queima de gordura corporal como combustível para o organismo que se exercita. . Iniciantes devem adaptar-se ao esporte com treinos de 30 a 40 minutos e podem aumentar progressivamente o tempo de treinamento, conforme sua tolerância", declara o especialista.
Além de ser um esporte altamente aeróbico, a natação também tem um papel fundamental no trabalho muscular.
"Ela proporciona ao praticante grande desenvolvimento muscular, tanto dos membros superiores como dos inferiores. Isto, por sua vez, melhora a capacidade de realização de esforços que requerem força muscular, além de melhorar também a condição postural do atleta. Ainda, embora se acredite que a natação não teria efeito algum sobre a massa óssea, estudo experimental recente sugere que este esporte pode, efetivamente, aumentar a massa óssea, combatendo a osteoporose", completa Schiefer.
Há poucas contraindicações à natação, sendo importante apenas prestar atenção se sua pele não está desenvolvendo alguma alergia ao cloro.
" Atualmente, há piscinas sem cloro para aqueles que têm alergia. Entretanto, pacientes com ferimentos cutâneos devem evitar nadar durante a fase de cicatrização. Da mesma forma, pessoas com conjuntivite e otite devem aguardar a cura do quadro para voltarem ao esporte. A incidência destes problemas é baixa devido à melhora nos óculos e protetores de ouvido, respectivamente. Embora a natação não agrave problemas nas articulações dos membros inferiores, é um esporte que exige muito dos ombros, pois requer grande movimentação desta articulação. Sendo assim, é recomendável que pessoas com dor no ombro procurem auxílio médico para solucionar o problema antes de iniciar ou retomar este exercício", afirma o médico.