Treino criado pela bailarina profissional e educadora física Betina Dantas tem adeptas como as saradas Gabriela Pugliesi e Carolina Magalhães. Saiba tudo sobre esta mistura de dança e exercícios físicos e vire uma bailarina fitness!
Quem acredita que uma barriga tanquinho só se conquista com musculação está muito enganado. Aos 36 anos, Betina Dantas tem um físico invejável, muito sarado e sem celulites, conquistado com o ballet fitness, técnica desenvolvida por ela mesma que tem adeptas como as blogueiras fitness Gabriela Pugliesi e Carolina Magalhães.
Em entrevista à CARAS Online, Betina, que é bailarina profissional e educadora física, explicou como surgiu a ideia de unir esta dança clássica e delicada com os exercícios de academia que tonificam o corpo.
+Zumba: saiba tudo sobre esta dança latina que queima 1000 calorias por hora
“Eu dava aula de balé para crianças em uma grande academia e via as mães das meninas esperando horas até o curso acabar. Aí pensava: ‘Vão malhar! Vocês estão dentro de uma academia e ficam horas aí sentadas!’. Elas diziam que tinham pavor de musculação e academia, mas que se eu desse uma aula pra elas de ballet adulto, elas fariam. Aí decidi usar os movimentos do ballet que ajudavam a fortalecer e a tonificar e criei o Ballet Finess, pois eu sabia e sentia no corpo como os movimentos e exercícios do Ballet definiam o corpo. Como sou educadora física também, este conhecimento me ajudou a criar a dinâmica da aula. Comecei a pensar assim: ‘pliê com agachamento ajuda a tonificar os glúteos, então vamos fazer uma sequencia’. O foco é o glúteo redondinho e uma barriga seca, falo que é a ‘aula do biquíni’”.
Segundo a especialista, a transformação no corpo da mulher, se aliada a uma boa alimentação, é fantástica e em pouco tempo já se consegue ver grandes transformações. Em apenas 30 minutos, dá para perder quase 800 calorias!
“Após um mês de aulas, já dá para perceber a diferença no corpo. Uma pessoa que faz aulas no níveo avançado, por exemplo, chega a gastar até 794 calorias em apenas meia hora. Falo isso com embasamento na medicina esportiva. Minha aula foi monitorada pelo Dr. Franz Burini, médico do esporte e pelos laudos, descobri todos os benefícios da minha metodologia. O ideal é que se pratique 2 a 3 aulas por semana e elas substituem a musculação - já que tem um fortalecimentos muscular muito intenso”.
O ballet fitness também é uma boa opção para quem não gosta de rotina e acha a dinamica da musculação algo muito monótono e repetitivo.
“A técnica do ballet fitness mistura exercícios do Ballet clássico, como a barra, com exercícios específicos de fitness, como flexões. O grande foco é o aumento no número de repetições dos passos e no tempo de isometria e sustentação muscular nos exercícios. Também nunca faço uma aula igual a outra e mudo sempre os exercícios para não desestimular o aluno”.