CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Açúcar pode fazer bem à saúde! Veja todos os tipos que existem e saiba seus benefícios

Endocrinologista explica que o açúcar nem sempre é vilão e tem qualidades e nutrientes para a saúde; confira

Luiza Camargo Publicado em 21/05/2015, às 15h29 - Atualizado em 10/05/2019, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Açúcar - Shutterstock
Açúcar - Shutterstock

O açúcar é considerado o grande vilão do estilo saudável de vida e inimigo fatal da dieta. Todavia, ele não é tão “horrível” quanto dizem que é e algumas vezes, como o açucar do coco orgânico, traz muitos nutrientes e benefícios para o corpo.

Há muitas dúvidas sobre os benefícios e malefícios do açúcar!  Em entrevista à CARAS Digital, Alfredo Cury, endocrinologista do Spa Posse do Corpo,revelou  quais tipos  existem e seus riscos e qualidades; confira!

1) Por que o açúcar é considerado um vilão?
Ele é considerado um vilão por ser a causa de muitos problemas de saúde, mas não concordo com a visão de ser um vilão, já que é necessário o consumo desse tipo de substância, como fonte energética para o corpo. O importante é saber balancear o consumo do açúcar com uma alimentação adequada para cada tipo de organismo”.

2) Ele realmente deve ser completamente cortado?
Não, pois o açúcar é a forma mais rápida de fornecer glicose para o corpo. E esse componente é essencial para o funcionamento do cérebro, da retina e dos rins”.

3) Quais são as consequências do consumo exagerado?
No começo, o pâncreas tende a produzir mais insulina para normalizar as taxas, mas depois ele começa a não dar conta de tanta demanda. A produção do hormônio da insulina começa a entrar em falência parcial, produzindo pouco hormônio, ou total, quando deixa de ser produzido. Se ela não funciona, a glicose vai em excesso para corrente sanguínea, o que resulta em diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, por exemplo”.

3) Qual é a média diária de consumo de açúcar do brasileiro? E qual é a recomendada?
Diária é muito difícil de dizer, mas há uma média de que pelo menos 10% da alimentação ingerida no dia contenha açúcar e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o recomendável seria de no máximo 5%".

4) Quais são os diferentes tipos de açúcar?
"Açúcar light: É a mistura de açúcar branco com adoçante artificial (sucralose), por isso possui menos calorias, entretanto, não possui qualidade nutricional alguma".

"Açúcar refinado/branco: Este é o açúcar 100% refinado, com grande quantidade de aditivos químicos para tornar a cor e sabor mais suaves. Não possui valor nutricional algum".

"Açúcar cristal: Este recebe um refinamento leve com adição de produtos químicos, porém seus grãos são ainda grossos. Ele perde 90% dos minerais e vitaminas".

"Açúcar orgânico: Para obter este açúcar não é utilizado nenhum aditivo artificial, e a cana é cultivada de forma orgânica, apresentando valor nutricional semelhante ao demerara".

"Açúcar demerara: Sofre leve refinamento sem adição de produtos químicos, apresentando sabor e cor mais suaves que o mascavo, e ainda preserva alguns nutrientes".

"Açúcar mascavo: É o açúcar bruto, ou seja, não sofre processo de refinamento e adição de produtos químicos, por isso mantém nutrientes como cálcio, ferro, magnésio e outros sais minerais e vitaminas".

"Açúcar do coco orgânico: É produzido a partir do líquido das flores do coqueiro, sem agrotóxicos ou aditivos químicos. Possui índice glicêmico menor que outros açúcares. Ele é rico em vitaminas do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio, ferro e zinco".