São aproximadamente 252 mil brasileiros morando hoje em Portugal, o correspondente a 29,3% do total da população de estrangeiros no país. Pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais, profissionais com ensino superior e trabalhadores das mais diversas especificações.
O empresário Honorato está em terras lusitanas desde 2004, e utiliza o seu ramo de negócios para confraternizações para matar a saudade do Brasil.
Em 2009 abriu o primeiro restaurante com apenas duas mesas. O propósito era criar a empresa para vender depois, quando ganhasse nome no mercado, mas percebeu que seria mais interessante e lucrativo continuar no comando dos negócios.
“Com o sucesso fui criando outros empreendimentos. Sempre aparecia algum brasileiro no meu estabelecimento e a cada dia encontrava mais conterrâneos em Portugal. Unindo o útil ao agradável, pensei em criar algum tipo de confraternização para reunir. Brasileiro ama feijoada e assim nasceu a Feijoada do Rota”, revela.
O que era apenas uma forma de reunir pessoas vindas de um mesmo lugar para matar a saudade se transformou em um grande evento atraindo brasileiros, portugueses e pessoas de diversas nacionalidades. O Rota 94 investiu em atrações com roda de samba, música ao vivo, DJ, atrações surpresas, além claro, da tradicional feijoada brasileira acompanhada da caipirinha.
“As pessoas começaram a ligar perguntando quando seria o próximo. A feijoada começou a receber pessoas conhecidas do mundo da mídia e jogadores de futebol. E não demorou, principalmente por causa das redes sociais, de ficar conhecido no Brasil. Turistas comentavam que tinha incluído a feijoada da confraternização em seus roteiros de viagem”, finaliza.
Conteúdo de responsabilidade de Eduardo Domit.