CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil
Atualidades / Homenagem

Fernando Moraes recebe título de Doutor Honoris Causa em Educação

Honraria se dá em homenagem às suas contribuições em sua trajetória profissional

Redação Publicado em 15/05/2023, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Prof. Ênio Garbelini (Diretor Acadêmico) Fernando Moraes (Filósofo e Escritor), Edson Kai (Diretor Executivo) e Fernando Nunes (Diretor de Comunicação), todos da Unifadra/FUNDEC. - Divulgação
Prof. Ênio Garbelini (Diretor Acadêmico) Fernando Moraes (Filósofo e Escritor), Edson Kai (Diretor Executivo) e Fernando Nunes (Diretor de Comunicação), todos da Unifadra/FUNDEC. - Divulgação
O escritor e filósofo Fernando Moraes foi laureado, em cerimônia de comemoração dos 55 anos da Universidade de Dracena (Unifadra), pelas realizações durante sua trajetória profissional, sempre em prol do resgate do pertencimento e protagonismo social.

Ele foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa em Educação, o título mais importante concedido por uma universidade à personalidade cuja obra tenha se destacado pela contribuição à cultura, educação ou humanidade.

O educador já realizou mais de 500 palestras no Brasil e no exterior e é autor de oito livros. O mais recente é a Sociedade do Vazio e o Poder Transformador dos Bons Afetos, lançado pela editora Ubook em novembro de 2022. Além disso, é reconhecido pelos projetos humanitários realizados nas missões da ONU no continente africano e Timor Leste.

Também foi consultor educacional da OIkos Portugal, Cooperação e Desenvolvimento em Angola, no Projeto Jango. Ocupou diversos cargos na administração pública, dentre eles os de secretário de educação, secretário de Desenvolvimento Social e de diretor Executivo da Funap, órgão estadual ligado à Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Na Funap, seu trabalho ganhou destaque com o fortalecimento do maior programa de educação para o trabalho para pessoas em privação de liberdade, incluído como política pública de estado no sistema prisional paulista, onde contou com a parceria da Unifadra.

É uma alegria essa homenagem, até pela minha história. Vim de minorias sociais. Isso comprova o poder inoculante da educação. É ela possibilitando a nós não só transformar a nossa vida, mas, também, a do mundo a nossa volta”, afirma.

Moraes nasceu e cresceu em um ambiente com dificuldades econômicas, tem a mãe e a avó como referências de amor e de bons afetos que norteiam sua caminhada. “Como é especial receber as homenagens desse mundo, mas, ao mesmo tempo, compreender que não são só nossas. Pertencem a tantas pessoas, em especial a minha mãe e a minha avó, diante de tanta adversidade que a gente passou. Podia o mundo inteiro, lá fora, nos dizer não tínhamos condição, mas a relação de afeto, o ‘eu te amo’ como significante a todo momento, foram fundamentais para prosseguir com minha caminhada”, recorda.

Sou muito grato. Grato a Deus, minha família e todas as pessoas que são também homenageadas neste dia junto comigo”, finaliza.

O filósofo é apresentador dos programas dos programas HumanIDEIA e Roda Livre, exibidos na TV Cultura e na Rádio CBN, além do quadro Minuto Filosófico, na CBN.