Na véspera de deixar o papado, Bento XVI fará audiência geral na Praça de São Bento, onde se esperam milhares de fiéis. Sua conta do Twitter será desativada
A renúncia do Papa Bento XVI (85) foi feita, mas seus compromissos serão cumpridos até dia 28 de fevereiro, data estipulada por ele para a saída oficial. No dia anterior, o pontífice se despedirá do cargo num evento que certamente concentrará milhares de fiéis e terá repercussão mundial.
“A última audiência geral acontecerá em 27 de fevereiro na Praça de São Pedro, porque seguramente muitos fiéis vão lá se despedir do Papa”, afirmou o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano, em entrevista coletiva, ao justificar a razão do evento ter sido transferido do Salão de Audiências do Vaticano.
Bento XVI irá, então, para a residência de verão, em Castelgandolfo, ao sul de Roma, onde fica até seu sucessor ser escolhido. E em seguida ele deve se mudar para um convento no Vaticano. “O Papa disse que empregará seu tempo em orações e reflexão, e não terá nenhuma responsabilidade na liderança da Igreja ou qualquer responsabilidade administrativa ou de governo”, esclareceu Lombardi.
O Papa no Twitter
No dia seguinte ao da audiência geral, a conta oficial do Papa no Twitter, que tem 1.571.247 seguidores, será desativada. O perfil, criado há dois meses, teve somente 36 tweets, com frases de seus discursos e recomendações.
O último post, datado de 17 de fevereiro, antes de sua renúncia, tem a seguinte mensagem: "A quaresma é um tempo favorável para redescobrir a fé em Deus como fundamento da nossa vida e da vida da Igreja".