O ator Leonardo DiCaprio reuniu poderosos de Hollywood para darem lance que arrematou sapatos vermelhos usados por Judy Garland em 'O Mágico de Oz' para o Museu da Academia de Cinema
Uma das peças mais icônicas da história do cinema é o par de sapatos vermelhos usados por Judy Garland (1922-1969) em O Mágico de Oz. Graças a um grupo de doadores liderado por Leonardo DiCaprio (37) e que inclui também o diretor Steven Spielberg (65), ele agora fará parte do acervo o Museu da Academia de Cinema. O objeto foi arrematado em leilão, com lance não divulgado, mas estima-se que valham o equivalente a algo entre R$ 3,4 milhões e R$ 5,1 milhões.
Quatro pares de sapatos idênticos foram produzidos para serem usados por Dorothy na produção do filme, concluída em 1939. Eles foram guardados pelos estúdios MGM nos 30 anos seguintes. No final da década de 1970, após terem sido reencontrados, um deles acabou arrematado por um anônimo.
Acredita-se que o par que agora fará parte do acervo do museu foi o que Garland calçou para filmar a clássica cena em que Dorothy bate o calcanhar no chão três vezes para voltar para casa. "É um presente maravilhoso para o projeto do museu da academia, e uma representação perfeita do trabalho que fazemos para preservar e compartilhar a herença do cinema", disse Dawn Hudson, CEO da Academia.