CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Elenco de ‘A Novela das 8’ recorda folhetins marcantes

Claudia Ohana, Vanessa Giácomo e Mateus Solano, atores de ‘A Novela das 8’, filme de Odilon Rocha que estreia nesta sexta-feira, 30, recordam de tramas marcantes do horário nobre

Redação Publicado em 30/03/2012, às 12h29 - Atualizado em 07/06/2012, às 23h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O trio de 'A Novela das Oito': Vanessa Giácomo, Mateus Solano e Claudia Ohana - Francisco Cepeda / AgNews
O trio de 'A Novela das Oito': Vanessa Giácomo, Mateus Solano e Claudia Ohana - Francisco Cepeda / AgNews

As novelas brasileiras estão tão registradas no imaginário do público que valeu a pena até apostar em um filme para despertar o interesse do espectador. A Novela das 8, longa-metragem de Odilon Rocha, traz como pano de fundo a influência e o gosto dos brasileiros por seus folhetins.

Os atores do filme, Claudia Ohana (49), Vanessa Giácomo (29) e Mateus Solano (31), recordaram de algumas tramas marcantes em suas vidas – aproveitando a sugestiva temática da obra.

“Como todo brasileiro, eu sempre assisti a muitas novelas. E as novelas das oito são mesmo marcantes”, disse Claudia Ohana, que vive uma empregada disfarçada no filme, em entrevista à CARAS. “Eu lembro de uma que eu assisti quando ainda era muito pequena, chamada ‘Selva de Pedra’ [1972]; essa é do túnel do tempo”, brincou a atriz. “O elenco era formado por Regina Duarte (65), Francisco Cuoco (78), Dina Staf (1938 - 1989). Era sensacional!”.

Outros folhetins também vieram à cabeça da intérprete. “Lembro também de ‘Gabriela’ [1975] e, claro, 'Dancin’ Days' [1979] que eu era muito fã. Adorava ver a Sônia Braga (61) dançando, maravilhosa, poderosa. Era uma grande história do Gilberto Braga (65), foi um ícone”, definiu.

Vanessa Giácomo, a prostituta Amanda em A Novela das 8, foi enfática: “'Rei do Gado' [1997]! Foi uma novela que eu assisti, acompanhei e gostei. Do início ao fim”, revelou. “É uma referência de novela para mim”.

Já Mateus Solano, que no longa-metragem encara um desafio na pele de um homossexual no período da ditadura militar no Brasil, recordou de seus tempos de noveleiro. “Hoje em dia eu não tenho muito tempo para assistir novelas. Mas, quando eu assistia, lembro-me muito de ‘A Próxima Vítima’ [1995]. Foi uma novela que marcou para mim”, contou Mateus.

Saindo um pouco do horário nobre dos folhetins, Mateus citou também outra novela favorita, que foi exibida na faixa das sete em 1989. “Eu adorava ‘Que Rei Sou Eu’. Fiquei muito feliz de saber que essa novela será reprisada no Canal Viva [no mês de maio]. Vou tentar acompanhar”, completou.

Ambientado nos anos de chumbo da ditadura, A Novela das 8 trata com leveza o período militar ao focar a moda da discoteca, alavancada pelo sucesso de Dancin’ Days. Nesse cenário, a trama diverte apresentando personagens desajustados como uma escritora que se disfarça de empregada, uma sonhadora garota de programa, um diplomata que se sente estrangeiro no próprio país, um adolescente que luta para ser aceito como gay, entre outros. O filme estreia nesta sexta-feira, 30, nos cinemas de São Paulo e do Rio de Janeiro.