CARAS Brasil
Busca
Facebook CARAS BrasilTwitter CARAS BrasilInstagram CARAS BrasilYoutube CARAS BrasilTiktok CARAS BrasilSpotify CARAS Brasil

Conheça o Efraim de 'Morde & Assopra'

Na pele do divertido caipira Efraim, de ‘Morde & Assopra’, Guilherme Gonzalez enfrenta sessões diárias de próteses e apliques. Ator se inspirou no espírito cômico de Mazzaropi e Jerry Lewis e no sotaque de Vera Holtz

Redação Publicado em 02/08/2011, às 07h37 - Atualizado em 08/08/2019, às 15h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Guilherme Gonzalez - Divulgação
Guilherme Gonzalez - Divulgação

Com a prática, Guilherme Gonzalez (33) está demorando em torno de meia hora para se transformar em Efraim – divertido caipira que trabalha no SPA de Augusta (Cissa Guimarães), e que diverte os clientes e também o público da novela. Em sua primeira experiência na dramaturgia, o ator – experiente nos tabvlados do teatro 0 enfrenta sessões diárias na cadeira da maquiagem.

“Uso um aplique na franja que deixa meu cabelo mais cheio, uma prótese nos dentes e uma barriga postiça”, contou em entrevista à CARAS Online. Guilherme conseguiu o papel por intermédio de Ana Lúcia Torre (66), amiga de muitos anos que o apresentou para Walcyr Carrasco (59), autor da trama. Por e-mail, o dramaturgo convidou Guilherme para um teste. “Fiz o teste com dezenas de pessoas. Dez dias depois recebi a ligação da produtora me informando que eu havia passado por unanimidade em aprovação pelos diretores e que o Walcyr havia mudado o perfil do personagem porque tinha gostado muito do meu teste”, recordou.

Com o papel em mãos, ele partiu para a composição do personagem, já que queria fazer bonito em sua estreia nas telinhas. Guilherme, então, foi buscar referências. “Quando soube que ele seria um feio engraçado, me inspirei especificamente na figura de Jerry Lewis (85) no filme 'O Professor Aloprado'. Assisti a muitos filmes do Mazzaropi (1912 - 1981) e outros mestres da comédia; também treinei um mês antes com a prótese dentária pra não ter dificuldade na hora de falar”. Para adquirir o sotaque de caipira, o ator também teve uma inspiração. “Prestei atenção no sotaque da Vera Holtz (54) que é bem marcante do interior de São Paulo”, entregou.

Por trás de tanta maquiagem, Guilherme quase não é reconhecido nas ruas, somente quando está com alguém mais conhecido no elenco de Morde & Assopra. “Nesse primeiro momento pra mim é ótimo. Consigo me desvincular da imagem dele e curtir o que faço sem a cobrança de ter meu rosto exposto como Guilherme”, disse o ator, que ainda adora a surpresa das pessoas quando ele revela que é Efraim da novela. “Sempre se surpreendem”.

Os frutos que Efraim vem trazendo à carreira de Guilherme, já que ele quase não é reconhecido publicamente, já estão aparecendo. “Já estão aparecendo convites para novos trabalhos e sei que é por causa do Efraim. Apesar de ser um personagem pequeno as pessoas vem que tem estudo por trás dele”, concluiu.