Chico Buarque anuncia turnê nacional a partir do mês de novembro (em Belo Horizonte); cantor, que irá apresentar canções de novo álbum, não subia aos palcos desde 2006
Longe dos palcos desde 2006, quando lançou seu trabalho Carioca, Chico Buarque (67) anunciou nova turnê nacional que terá início ainda este ano.
A turnê Chico, baseada em álbum homônimo lançado em julho, vai percorrer quatro capitais brasileiras a partir de novembro, quando o ícone da MPB se apresenta no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, no dia 5, 6, 7 e 8 do mesmo mês. Porto Alegre será a próxima cidade a receber o artista. No teatro Sesi, Chico faz shows nos dias 28 e 29, seguindo para Curitiba (de 15 a 18 de dezembro no Teatro Guaíra). Em 2012, Rio de Janeiro receberá o cantor de 5 a 29 de janeiro no Vivo Rio. Da capital carioca, ele segue para o HSBC Brasil, em São Paulo, permanecendo em cartaz de 1º a 25 de março
Novas datas e locais devem ser anunciados ainda no site oficial do cantor, que serviu como estratégia de divulgação de seu novo álbum (cujas vendas já alcançaram a marca de 80 mil cópias vendidas).
Para o repertório, além das 10 canções inéditas de Chico, outras 18 músicas do vasto universo do artista - de mais de 400 títulos - devem compor o set-list, resultando em um show que percorrerá as variadas fases da carreira de Chico, que teve início na década de 1960 e segue encantando diferentes gerações de fãs até hoje.
Simples como seu artista, o cenário do show não foi pensada de forma grandiosa. No lugar de pirotecnias, muita cultura. Telões vão exibir obras de Oscar Niemeyer ( A Mulher Nua ) e Cândido Portinari ( O Bloco Carnavalesco e O Circo ). "O repertório dele se basta. A sua filosofia se baseia na linearidade, onde cada novo espetáculo é a continuação do anterior”, explicou o maestro, arranjador e violonista Luiz Claudio Ramos, que acompanha a banda ainda integrada por João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros). Já a equipe técnica é encabeçada por Vinícius França na produção geral, Helio Eichbauer na direção de arte e cenários, Maneco Quinderé na iluminação, Cao Albuquerque nos figurinos e Ricardo ‘Tenente’ Clementino na direção técnica.