ATENÇÃO AO PSICOLÓGICO

Graciele Lacerda pode enfrentar desafios com gravidez após os 40; confira

Em entrevista à CARAS Brasil, a psicóloga Leticia de Oliveira explica sobre saúde mental de mulheres gravidas após os 40; assim como Graciele Lacerda

Leticia de Oliveira

por Leticia de Oliveira

Publicado em 28/08/2024, às 11h47

Graciele Lacerda aguarda o nascimento de sua primeira filha com o cantor Zezé Di Camargo - Manuela Scarpa/ Brazil News

A influenciadora digital Graciele Lacerda (43) e o cantor Zezé Di Camargo (62) aguardam o nascimento de uma meninaeles fizeram o chá revelação em um evento luxuoso na Grande São Paulo no último domingo, 25. A gravidez em idades mais avançadas tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, essa realidade traz consigo uma série de desafios emocionais que diferem significativamente daqueles enfrentados por mães mais jovens.

Segundo a psicóloga Letícia de Oliveira, é importante entender que a gravidez em uma idade mais avançada pode estar cercada de expectativas e ansiedades específicas. Ela avalia que essas mulheres carregam uma bagagem emocional mais complexa. 

"Há, por um lado, a realização de um sonho, que muitas vezes foi adiado por questões profissionais ou pessoais, mas, por outro, existe um aumento da pressão interna e externa sobre a saúde do bebê e da mãe", explica.

Letícia destaca que a sociedade frequentemente impõe uma visão idealizada da maternidade, o que pode intensificar as preocupações das futuras mães: "Muitas vezes, essas mulheres sentem uma necessidade de provar que podem lidar com a maternidade da mesma forma que uma mãe mais jovem, o que pode gerar uma pressão psicológica adicional. Elas podem se sentir menos preparadas fisicamente, o que pode alimentar sentimentos de insegurança e medo". 

APOIO EMOCIONAL

Por outro lado, a especialista também ressalta que a maturidade emocional que vem com a idade pode ser uma aliada para as mães mais velhas. Leticia avalia que mulheres mais maduras tendem a ter uma maior capacidade de lidar com situações de estresse e são mais conscientes sobre os desafios da maternidade. 

"Elas podem se sentir mais preparadas emocionalmente para enfrentar as dificuldades, o que é um aspecto positivo. É importante que essas mulheres encontrem apoio emocional, seja através de terapia ou de redes de apoio, como familiares e amigos. A comunicação aberta com o parceiro também é fundamental para que ambos possam compartilhar suas expectativas e preocupações", finaliza.

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE DE GRACIELE LACERDA NAS REDES SOCIAIS: 

 

Leticia de Oliveira

Leticia de Oliveira é psicóloga comportamental (CRP SP: 0695130) com referência em Análise comportamental. É fundadora do Núcleo Letícia Oliveira, ao qual presta atendimentos multidisciplinares, com foco na saúde e cuidado do corpo e mente. Atuou como psicóloga consultiva no programa “É De Casa”, da Rede Globo, e ao longo de sua carreira, já ajudou milhares de mulheres a conquistarem o controle de suas moções e terem uma leve e feliz om seus treinamentos e consultas.

Graciele Lacerda Graciele Lacerda saúde mental psicóloga

Leia também

Deborah Secco revela 'dieta secreta'; especialista alerta riscos

Por que Sthefany Brito sentiu medo no puerpério? Entenda período

Joelma subirá no palco de cadeiras de rodas em próximo show

Como está Maidê Mahl? Atriz segue em estado grave e não apresenta evolução

Camila Campos celebra última sessão de radioterapia: "Vitória"

Rodrigão removeu órgãos por conta de tumor: "Estava muito grande"