Com a ginga e o charme das suas musas, escola arrebata vips em dia de menu mediterrâneo
Redação Publicado em 12/02/2010, às 23h46 - Atualizado em 18/02/2010, às 17h08
A Ilha de CARAS ganhou ares do maior espetáculo da terra. Com a participação de musas, passistas e ritmistas, o local foi transformado em passarela do samba para a Acadêmicos do Grande Rio. Estrelas da escola de Caxias, como Paola Oliveira (27), rainha de bateria, Susana Vieira (67), madrinha da agremiação, e Ana Hickmann (28), destaque, brilharam à frente dos quinze ritmistas de mestre Ciça (53). Por alguns instantes, a Ilha ficou mais colorida com a força do vermelho, branco e verde da agremiação, que, em 2010, completa 22 anos de existência. O show encantou convidados como as atrizes Camila Rodrigues (25), Nívea Maria (62), Aparecida Petrowki (27), Suzana Pires (33) e Claudia Lira (43), brindados ainda com almoço preparado por Allan Vila Espejo (52), chef do restaurante paulista Al Mare. Empolgado, o cantor Latino (36) não se conteve e se misturou aos integrantes da bateria para tocar. "Acho que carnaval tem tudo a ver comigo. É entretenimento, alegria", festejou ele, ao lado da amada, Mirella Santos (26), que também se arriscou tocando o chocalho.
Rainha de bateria pelo segundo ano consecutivo, Paola Oliveira, a vilã Verônica da trama das 7 Cama de Gato, surgiu exuberante com coroa, short branco e blusa estilizada com as cores da escola. Para a atriz, o nervosismo de atravessar o sambódromo é o mesmo de uma estreante. "A ansiedade existe sempre, o frio na barriga também. As pernas ficam trôpegas", confessou ela, acompanhada de sua empresária, Mariana Nogueira (31). Mas a maior novidade é a parceria com mestre Ciça, pelo primeiro ano na Grande Rio. Ele é conhecido por levantar a arquibancada com as famosas paradinhas. "A gente está sempre inovando porque carnaval é muito igual. Então, se você não vier com uma sacada diferente, não tem graça. Este ano, a paradinha foi de 45 segundos. Uma audácia. Para quem não entende, é muito tempo, quase a metade do samba", explicou Ciça. Paola aprovou. "Em 2009, eu tinha integração total, mas a bateria era mais rígida. Agora, eles estão mais soltos, tem coisas que faço junto com os ritmistas. É quase uma coreografia, vou na mesma batida deles. Mas eu sempre os reverencio", afirmou ela. Com 40 anos de experiência na bateria, sendo 35 no comando de ritmistas, mestre Ciça também elogiou sua rainha. "Nós conversamos muito. E ela sabe que para estar nesse posto não basta ser famosa, tem que ter integração com a comunidade, ser humilde, participar dos ensaios. E a Paola está se saindo muito bem. Além disso, a paulistinha é uma danada, tem muito samba no pé", brincou ele.
Mesmo gravando a novela em ritmo acelerado, a atriz não diminuiu o seu envolvimento com o samba. E enumera o que uma rainha precisa saber para não fazer feio. "Tem que amar samba e carnaval. Exige uma boa preparação. É preciso gostar de se arrumar, de se preocupar com a roupa, o cabelo. É todo um evento ser rainha. Não adianta só querer aparecer. A gente sabe que esse posto se tornou almejado pelas mulheres, comentado. Mas o principal é gostar disso tudo e ter entrosamento com os ritmistas", ensinou ela, que ainda revelou não ter usado meia, como foi divulgado por alguns veículos de imprensa, em nenhum dos ensaios dos quais participou este ano. "Coloquei uma bandagem no tornozelo para firmar o pé no sapato. Também passei uns cremes e devo ter ficado mais acetinada, por isso devem ter dito essas coisas. Quando estiver com idade de estar com meia, não vou mais desfilar, não tem graça. Se um dia eu precisar, venho vestindo calça comprida", divertiu-se ela, com 58 quilos em 1m70 de altura. Graciosa, ela evoluiu com leveza ao lado do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei Santos (31) e Squel Jorgea (27), e das passistas Tati Barros (28), Luciene Santinha (25), Rose Bombom (20), Lamara Rodrigues (21), Marisa Furacão (28), Daniele Nogueira (27) e Daiane Machado (21).
Nem mesmo a alta temperatura diminuiu a animação dos vips. Todos mostraram empolgação com o enredo da escola, Das Arquibancadas ao Camarote No1, Um "Grande Rio" de Emoção, Na Apoteose do Seu Coração, que faz homenagem aos 25 anos do sambódromo carioca. Segundo o carnavalesco Cahê Rodrigues (33), a idéia foi de narrar as alegrias, tristezas e acontecimentos importantes que marcaram a história deste símbolo do carnaval carioca. "Não foi uma cópia do que passou. As pessoas olharam, por exemplo, o momento Ratos e Urubus e lembraram automaticamente o inesquecível carnaval de 1989 da Beija-Flor. Mas em nenhum momento apareceu algo igual ao que o Joãosinho Trinta fez na avenida. Procurei fugir do óbvio, do remake e criar em cima desses elementos", explicou Cahê. Presidente de honra da escola desde a sua criação, há 22 anos, Jayder Soares (54) aprovou a festa à beira-mar. "É um grande orgulho para toda a agremiação poder estar aqui na Ilha hoje", agradeceu ele ao lado de seus parceiros na escola como Milton Perácio (60), diretor geral de carnaval, Tavinho Novello (42), diretor, Ana Luiza Júdice (31), produtora, o estilista Carlinhos Barzellai (60) e a corretora de imóveis radicada em Nova York Bruna Costa (39).
Outra musa, Ana Hickmann também chamou a atenção pela excelente forma. Longe da Sapucaí desde 2003, quando foi destaque em um carro da escola de Caxias, a apresentadora do programa Tudo é Possível, da Record, não hesitou ao aceitar o convite para sair este ano no chão. "Para isso, a preparação foi tripla. Primeiro, tive que aprender a sambar direito e fazer a coreografia. E também aprimorei a resistência física, porque não é fácil atravessar a passarela no chão", explicou. Bem-humorada, Ana, com seus 68 quilos em 1m85, sendo 1m20 só de pernas, revelou ter feito um intensivo de malhação. "Minha personal, a Natália, é uma pessoa maravilhosa, mas é um general do meu lado. A gente chegou a fazer cinco horas de treinamento em um dia. E foi maravilhoso. Aulas de dança, samba, aeróbica, musculação e expressão corporal...", contou ela, que por conta disso acabou mantendo uma alimentação mais saudável. "Minha vida era muito louca por causa dos horários das gravações. Agora tudo mudou. De manhã, tomo café. Depois, um suplemento, almoço, lanche da tarde, jantar. Tudo direitinho para poder ter energia. Mesmo assim, acabei perdendo um pouco de peso, o que achei ótimo, porque precisava dar uma definida na cintura", contou ela.
Acompanhada do namorado, Sandro Pedroso (25), a atriz Susana Vieira (67) brilhou como sempre com o seu alto-astral. Usando um vestido verde decotado, ela provou porque é considerada a "cara da escola", como costuma dizer. "Na verdade, eu sou a madrinha. Desde que a agremiação era pequena, a comunidade já gostava de mim. E quando Jayder me convidou, eu já tinha uma história de 25 anos de desfiles no sambódromo. O carnavalesco Cahê disse que eu o inspirei a escrever o enredo desse ano", lembrou ela com orgulho. A atriz define ainda o desfile na Sapucaí como o termômetro do carinho que o povo tem por ela. "A avenida é todo o agradecimento do público em relação ao que fiz durante o ano na televisão, o que represento para eles. São milhões de pessoas gritando o meu nome, felizes de me ver. Então, para mim, isso é uma forma que tenho para sentir o reconhecimento. Trabalho há muito tempo na televisão. Sei que tenho magnetismo, simpatia e sou abençoada por ser uma pessoa eleita pela população brasileira", vibrou ela. O promoter David Brazil (40) concordou. "Susana não tem posto. Ela é madrinha, é a Grande Rio", afirmou ele. A atriz devolveu o elogiou. "David dá a vida onde ele está. E não é o tipo 'entrão'. Na escola serve como apaga-fogo dos problemas para o Jayder", brincou Susana.
Cantando sem parar o samba-enredo entoado por Wantuir (53), o casal Marco Antonio Gimenez (31) e Raphaela Sirena (20) era um dos mais animados. "Nunca fui ligada ao carnaval. Mas depois que me aproximei da festa através do Marco, me apaixonei. E a Grande Rio é uma escola especial. Percebo que eles são como uma família e transparecem essa paixão pelo carnaval. Quando entro na avenida, é uma emoção, uma energia inexplicável. Só dá para entender estando lá", disse ela. Marco, que defende a agremiação há 18 anos, concordou. "Já fiz de tudo. Mas hoje saio na diretoria. O carnaval representa muito para mim. Se não tiver essa festa, parece que meu ano não começou, fica faltando algo. O que me fascina é a troca de energia com o público, a música, a paixão pela escola, a vontade de ganhar, de se divertir, de ser feliz... É coisa cultural do nosso país e que está enraizada em mim, não sei mais viver sem", confidenciou o ator. Ao lado ainda da mãe, Vera Gimenez (60), do namorado dela, o ator Jone Brabo (43), e da sogra, Iraci (51), ele ainda agradeceu pela festa. "Estou completamente em casa, com a minha família, a minha escola do coração e essa folia maravilhosa que só a Grande Rio consegue fazer. Não tem como não estar radiante", afirmou Marco Antonio.
Outros vips como o diretor Marcos Paulo (58), com a filha Giulia (9), a namorada, Antonia Fontenelle (36), e o filho dela, Samuel (13), os casais Bruna Pietronave (31) e Fábio Britto (39) e Liège Monteiro (52) com Luiz Fernando Coutinho (30), além das atrizes Amanda Pinheiro (30), Luciana Pacheco (25) e o promoter Glaycon Muniz (58) também demonstraram todo o seu carinho pela escola. "Minha ligação com a Grande Rio é enorme, são quase 120 anos (risos). Amo desfilar. Nosso carnaval no sambódromo é uma ópera popular", constatou Liège. O único momento de pausa da bateria foi para o almoço preparado pelo chef Allan Vila Espejo. Sua descendência espanhola foi inspiração para montar o cardápio com base nos frutos do mar. Entre os pratos, caldereta do mar, um mix de lula, polvo, camarão e pedaços de peixe. "O toque especial é o açafrão, marca da cozinha da Espanha", explicou ele, que serviu ainda escabeche de peru e salada de grãos. Como sobremesa, uma das mais pedidas em seu restaurante: a tira de nutela com frutos secos. "Em qualquer nação do mundo, o chocolate sempre é a grande preferência", revelou ele diante dos executivos da Latina, Valdemir Dantas (63), presidente, com a mulher, Marta (62), e Paulo Coli (53), vice-presidente, com a esposa, Fátima (50), o sócio-fundador da EBN, Elias Monteiro (49), com a filha, Alice Cruz (20), Álvaro Almeida (63), da CARAS, e Carlos Amorim, presidente da Diferente Propaganda.
Convidados como Nívea Maria, acompanhada da irmã, a também atriz Glauce Graieb (65), e os casais Bruna Di Tullio (28) e Pedro Pacheco (30), Íris Stefanelli (30) e Jerônimo Coelho (43), aprovaram o menu. "O almoço está leve. Ótimo para quem está de dieta. Além disso, frutos do mar são sempre tentação para mim", disse Íris, com 55 quilos em 1m65. A apresentadora do TV Fama, da Rede TV, revelou ainda que, após ser estimulada pelo amado, começou a ter uma alimentação mais saudável. "Antes eu era boa de garfo. Agora sou boa de corpo. Lá em casa ninguém quer ficar velho com ruga e fora do peso", divertiu-se ela. De férias da TV, Camila Rodrigues também contou que de uns tempos para cá passou a cuidar mais da sua saúde. "Fechei a boca. Quero emagrecer um pouco, mas sem neuroses. Meu fraco não são os doces, mas um bom prato de comida (risos). Adoro arroz, feijão... Mas tenho evitado carboidrato depois das seis da tarde. Também resolvi tirar o açúcar da minha alimentação. Estou dando preferência a saladas com frango grelhado. Mas aqui não consegui resistir muito e dei uma saidinha da dieta, né?", comentou ela rindo com o irmão, Kauê (20), a amiga Sandra César (33), e o cunhado, Gustavo Faleiro (30), casado com sua irmã Dalila (27).
Sucesso como a Sílvia em Viver a Vida, Patrícia Naves (46) estava acompanhada do marido, o jornalista Mauro Naves (50), com quem está casada há 13 anos. Alegre, Mauro revelou alguns segredos da boa forma da amada. "A gente come muita comida mineira. Mas ela se cuida mais. Desde que conheço a Patrícia, ela já fez uns 28 tipos de regimes diferentes", brincou ele. "Como de tudo, mas quando sinto que estou um pouco mais cheinha, faço dietas mais radicais", confidenciou ela. A atriz Suzana Pires, que brilhou como a Ivonete em Caras & Bocas, também se divertiu na Ilha. Ela não contou com a companhia do namorado, o ator Marcos Pasquim (40), com quem se relaciona há cerca de seis meses, mas revelou que o romance está cada dia melhor. "Nos conhecemos há 10 anos. Mas só agora na novela, trabalhando juntos, é que aconteceu", contou. O ator até deu palpite nas fantasias da amada para os desfiles no Rio pelas escolas Renascer de Jacarepaguá e Viradouro. "Ele brincou que uma delas estava curta demais. Mas, na verdade, ele amou. Marcos participa de tudo na minha vida, me dá força, me apoia sempre. É cumplicidade total. Cada um tem a sua vida e, juntos, estamos criando uma terceira, que é a nossa", garantiu ela, que também mostrou ter ginga durante a apresentação da Grande Rio. Outros presentes como o casal Alicinha Cavalcanti (47) e Rodrigo Biondi (31), as atrizes Dani Franco (35) e Liz Moraes (27), além da Miss Brasil 2009, Larissa Costa (25), a jornalista Françoise Bloch, o cirurgião plástico Paulo Müller (53), as socialites Beth Andrade e Narcisa Tamborindeguy (42) e o escritor João Ricardo Coelho (40) também se contagiaram e aplaudiram com muito entusiasmo a folia à beira-mar.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade