Leon Cakoff, crítico de cinema e idealizador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, lutava contra um câncer no tecido epitelial. Ele será velado na capital paulista
Leon Cakoff, um dos grandes nomes do cinema nacional, faleceu nesta sexta-feira, 14, por volta das 13 horas no Hospital São José, em São Paulo. Ele atuava como crítico de cinema e é o fundador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terá início a partir do dia 21 deste mês. Cakoff tinha 63 anos e lutava contra um câncer no tecido epitelial, conhecido como melanoma; estava internado já há duas semanas na clínica.
O corpo de Leon será velado, a partir das 17 horas desta sexta até às 12 horas do sábado, 15, no Musei da Imagem e do Som, na capital paulista, e será cremado no Memorial Parque Paulista.
Na tarde desta sexta-feira, a ministra da Cultura Ana de Hollanda (62) enviou uma nota de pesar em memória de Cakoff. “Estou chocada, é uma perda irreparável. Em toda minha vida e formação, ele foi nome de referência. Acompanhei as suas mostras, ele orientava para o que havia de mais importante no cinema do mundo todo”, afirmou a ministra Ana.