Teste de mecha para cabelo: o que é e quando fazer
O teste de mecha foi criado para facilitar a mudança no visual e garantir que os fios aguentem o procedimento químico, cumprindo com as expectativas
Camila Iannicelli Publicado em 03/09/2024, às 14h00
O teste de mechas é um procedimento que avalia se o cabelo está apto para receber um tratamento químico. Ele garante que os fios não apresentem danos extremos e contribui para o resultado sair conforme o desejado.
Os ativos e substâncias que compõem uma química capilar atuam diretamente na fibra capilar. Esses componentes, além da agressividade, alteram permanentemente a estrutura do cabelo e roubam alguns nutrientes essenciais para os fios, como água, vitaminas e proteínas. O resultado são madeixas enfraquecidas e ressecadas.
Para evitar esse cenário - comum em cabelos que não estejam em perfeito equilíbrio - foi criado o teste de mecha, que, em resumo, tem a finalidade de medir a resistência do cabelo frente à química escolhida.
O procedimento é feito aplicando o produto em uma única mecha de cabelo e observando o fio, de modo a testar a sua resistência. Com isso, é possível identificar possíveis reações alérgicas ou alguma sensibilidade.
O teste deve ser realizado antes da química em si, de preferência com cinco dias de antecedência, para analisar a reação das mechas após algumas lavagens. Além de ser rápido e prático, a técnica pode salvar a saúde dos fios, pois muitos não têm resistência. Assim, evita-se que os fios quebrem ou sofram um corte químico.
Pode parecer um detalhe irrelevante. Muitos salões de beleza, inclusive, não realizam o teste, mas é um cuidado que proporciona segurança para ambos os lados, tanto do cliente quanto do profissional. É a partir desta técnica de avaliação que o cabeleireiro consegue prever os efeitos da química, garantindo um procedimento mais eficaz e verificando com precisão o resultado final da descoloração ou coloração nos fios e o tempo necessário para obter a cor desejada.
Geralmente, as mechas que não passam no teste são de clientes que passaram por químicas anteriores e não realizaram o tratamento correto pós-química. Também existe a possibilidade da realização da química em um curto intervalo de tempo, então, ao receberem-na mais uma vez, os fios perdem a força e tornam-se danificados e quebradiços.
O cabelo reprovado na avaliação deverá receber a instrução do profissional para um tratamento adequado que possa cuidar dos danos dos fios. Reparação e fortalecimento normalmente são os mais procurados, pois recuperam a umidade dos fios e os nutrientes perdidos.
A máscara da Coiffer tem como ingrediente principal a sacarose, poderosa substância que trabalha profundamente nos fios, oferecendo uma recuperação intensiva e proporcionando maciez, brilho e resistência. Desenvolvida para atender cabelos danificados por processos químicos, o produto restaura a saúde dos fios elásticos e emborrachados.
A máscara da Borabella permite hidratar, nutrir e reconstruir os fios de forma rápida e prática. Ela penetra na fibra capilar e repõe os nutrientes, proteínas e vitaminas sem pesar ou enrijecer as mechas. O resultado é um cabelo regenerado, leve, macio, com movimento e livre de quebra.
O leave-in da Elseve facilita o pentear e promove reparação para os cabelos danificados. Além disso, ele é livre de crueldade e parabenos, sendo uma boa opção para cuidar das mechas sensíveis.
A máscara capilar da Kérastase restaura a hidratação e fortalece os cabelos danificados, proporcionando uma transformação antiquebra que penetra profundamente nos fios, reconstruindo sua força e revelando mechas mais saudáveis e recuperadas dos processos químicos.
Para cachos longos, fortes e definidos, o creme 3 em 1 da Elseve oferece nutrição, definição e hidratação como um tratamento intensivo, além de facilitar o desembaraço dos fios.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade