Conheça alguns truques para eliminar o frizz no cabelo
Resultado de fios que se desalinharam, o frizz no cabelo cria uma aparência arrepiada e desordenada
Camila Iannicelli Publicado em 31/10/2024, às 10h00
O frizz é um problema que afeta pessoas de todas as idades e tipos de cabelo. Ele é o resultado de madeixas desidratadas, porosas ou danificadas. Você sabia que, além do banho quente, produtos que contêm álcool podem ressecar o cabelo e aumentar o frizz? Confira a matéria para descobrir outros fatores que causam os fios arrepiados:
O frizz no cabelo não indica necessariamente a falta de saúde capilar. Porém, pode ser um sinal de fios secos, desidratados e danificados. As condições climáticas também favorecem o surgimento do frizz. Isso ocorre porque, quando o cabelo está danificado, as cutículas abrem e permitem que a umidade do ambiente penetre nos fios, tornando-o mais eriçado e desarrumado.
Aqui estão algumas dicas para evitar as mechas arrepiadas:
Produtos adequados
O primeiro para combater o frizz é selecionar shampoos, condicionadores e máscaras que contenham ingredientes com capacidade de nutrição e hidratação, como óleo de argan e óleo de coco. Esses tratamentos, além de proteger, restauram a saúde dos fios.
Calor excessivo
O uso frequente de secadores, chapinhas e modeladores pode fragilizar a fibra capilar, facilitando o aparecimento do frizz. Por isso, sempre que possível deixe o cabelo secar naturalmente ou utilize um protetor térmico ou leave-in. Esses produtos vão proteger os fios dos danos causados pelo calor.
Procedimentos químicos
Os processos químicos, desde a tintura até o alisamento, retiram nutrientes importantes para o cabelo, facilitando a entrada de umidade e a aparição do frizz, além de deixar os fios mais porosos, com as cutículas abertas e quebradiças.
Pentes de madeira
Para desembaraçar o cabelo, a madeira é a melhor opção, pois, ao neutralizar a eletricidade das mechas, ela evita fios rebeldes, a quebra e não agride o couro cabeludo. Ademais, seu uso contínuo acelera o crescimento do cabelo e, aos poucos, as cerdas absorvem a oleosidade natural e nutrem as madeixas.
Fronha de seda
A seda causa menos atrito do que o algodão, auxiliando a manter a umidade natural dos fios. Coques e tranças também são boas opções para diminuir o frizz, mas jamais durma com o cabelo molhado, isso causa fios quebradiços pelo excesso de absorção de água.
Agora que você já sabe os principais causadores do frizz, confira alguns produtos para te ajudar a combater os fios rebeldes:
O shampoo antifrizz da Tresemmé hidrata e restaura os fios, selando as cutículas capilares. Diferente dos produtos com sulfato, ele não retira a proteção natural do cabelo, o que torna os fios mais frágeis e arrepiados.
Toalhas de algodão podem aumentar o frizz devido ao atrito que causam nos fios. Por isso, o modelo de microfibra da Nabaiji é ideal para secar as madeixas, mantendo a cutícula do cabelo selada.
Para impedir mechas arrepiadas, o óleo vegetal de alecrim da Dermopac ajuda a nutrir e hidratar os fios, evitando que eles fiquem ressecados. Além disso, ele promove o crescimento capilar fortalece o cabelo.
Para evitar o frizz, um leave-in é uma boa opção. Isso porque estes produtos costumam ter carga positiva e ajudam a equilibrar a estática do cabelo., além de criar uma película protetora que minimiza a interação do fio com a umidade do ambiente.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade