Entenda para que serve o processo de acidificação capilar
O tratamento de acidificação capilar protege contra as agressões externas, como o sol e a poluição
Camila Iannicelli Publicado em 25/07/2024, às 18h50
Tendência do momento no TikTok, a acidificação capilar serve para equilibrar o pH dos fios, combatendo os efeitos da porosidade. Assim, o cabelo voltará a absorver os nutrientes e vitaminas necessários para ficar mais forte e resistente. Ficou curiosa(o) para conhecer as particularidades desse procedimento? Confira a matéria explicando a importância do produto:
O pH do cabelo é naturalmente ácido e, caso esta característica não seja mantida – em casos de alisamento, coloração ou aplicação de produtos químicos –, os fios se tornarão alcalinos. Ou seja, danificados, fragilizados, porosos e com escamas abertas. Fibras agredidas e um pH desregulado também deixam as mechas mais vulneráveis a danos externos e apresentam maior dificuldade em reter líquidos.
Os sinais de um cabelo alcalino são muito fáceis de serem identificados. Fios embaraçados, aspecto áspero e fino, falta de brilho e quebras são os principais deles. Nesse sentido, o acidificante atua de modo a fechar e alinhar as cutículas capilares, deixando as mechas com um aspecto mais saudável. Além de ajudar nesse processo, o acidificante realizará a selagem das cutículas após a hidratação.
Na ordem de aplicação, o shampoo – responsável por abrir a cutícula, permitindo que o acidificante possa agir no interior da fibra –, acidificante e condicionador. Apesar de selar o cabelo, é importante usar o condicionador após a acidificação para que os fios absorvam os nutrientes e deem continuidade a manutenção diária do cabelo.
A frequência de uso deve ser respeitada de acordo com a necessidade dos fios. Uma vez na semana para cabelos pós-química, quinzenalmente para cabelos danificados e mensalmente para cabelos levemente danificados, sempre aplicando após o shampoo e antes da hidratação.
O produto é indicado para todos os tipos de cabelo. Porém, fios crespos e cacheados possuem maior dificuldade de emoliência em virtude de sua estrutura, necessitando mais deste procedimento.
A acidificação capilar tem o poder de tornar as mechas mais brilhantes, suave e menos propensas a quebras e frizz. O uso pode ajudar na preservação de cabelos coloridos, pois as cutículas seladas ajudam a reter os pigmentos de cor, impedindo que ela desbote rapidamente.
Se você anda notando o seu cabelo opaco e sem vida, confira alguns acidificantes disponíveis no Mercado Livre:
Por fim, o item da OnixxBrasil realiza um cuidado potencializador no processo de selamento das cutículas, ideal para mechas quebradiças e opacas.
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data de publicação deste post, e a Caras pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita as condições de nossa Política de Privacidade