Em entrevista à CARAS Brasil, a psicanalista Fabiana Guntovitch explica o impacto que o diagnóstico de Fabiana Justus poderia ter em suas filhas
Publicado em 15/04/2025, às 12h40
Fabiana Justus (38) se emocionou recentemente ao recordar como contou às filhas gêmeas, Chiara (6) e Sienna (6), que passaria 40 dias internada após o diagnóstico de leucemia, em janeiro do ano passado. Apesar de ter sido uma conversa difícil, a influenciadora tomou uma atitude correta, de acordo com a especialista Fabiana Guntovitch.
Em entrevista à CARAS Brasil, a psicanalista explica que notícias difíceis devem ser comunicadas com verdade, mas também com cuidado. Fabiana Justus, por exemplo, contou que explicou tudo de uma forma lúdica para suas filhas, para que elas entendessem o período que a mãe estaria fora.
"As crianças sentem o que está acontecendo, mesmo quando ninguém fala, então, o silêncio ou a negação pode gerar ainda mais angústia", explica Guntovitch. "O ideal é adaptar a linguagem e a quantidade de informações compartilhadas à idade e maturidade emocional da criança, sem entrar em detalhes assustadores ou desnecessários."
Leia também: Médico explica comemoração de Fabiana Justus em tratamento: 'Avanço significativo'
A psicanalista diz que também é fundamental encorajar as crianças a se sentirem seguras para fazer perguntas e falar sobre seus sentimentos. O papel do adulto é fornecer respostas coerentes e acolhedoras. "A criança precisa sentir que, mesmo com a mudança de cenário, o vínculo com os pais continua intacto. Isso fortalece a confiança e ajuda a lidar melhor com o desconhecido."
Já durante o tratamento, Guntovitch diz que é necessário manter o ambiente emocional estável, com rotinas previsíveis, afeto e conversas. "Os pais, junto com a rede de apoio (avós, tios, cuidadores), podem oferecer segurança emocional por meio de presença, escuta e atenção."
"É importante que todos possam nomear os sentimentos, tenham suas emoções validadas —como medo, saudade ou raiva— e mostrar que todas essas reações são normais diante de uma situação difícil. Manter pequenos momentos diários de conexão com a mãe, mesmo à distância, como áudios, bilhetes, desenhos ou videochamadas, também é uma forma de cuidar da saúde emocional", completa.
Leia mais em: Fabiana Justus pede orações para avó após diagnóstico de doença grave: 'Nossa fé'
Ver essa foto no Instagram